A ideia começou quando estava procurando um tema para o Dia Mundial da Alimentação e saiu: De volta para o Futuro – 16 de outubro Dia Mundial da Alimentação, onde falo sobre o futuro da alimentação, que na verdade, está no passado, com alimentos in natura, preparados em casa, sem aditivos químicos, sem transgênicos ou agrotóxicos. Onde o respeito à terra e ao agricultor é total.
Desta vez foi a PALMAVITA, produtora de palmito pupunha in natura, que me pede para fazer receitas diferentes com essa delícia que é o Palmito.
Cansados de ver palmito só em saladas ou tortas, o pessoal da PALMAVITA queria mostrar as propriedades do palmito que são muitas (vide abaixo) e como ele pode ter sabores diversos e fantásticos.
Mas aí me veio o título deste texto: Apertem os cintos, o palmito sumiu. Como eu poderia sumir com o palmito, mas deixar suas características nutricionais intactas, fazendo bem para a saúde das pessoas?
Uma sobremesa!!! Enlouqueceu? Palmito não serve para doce!
Será?
Que tal um pudim de coco com palmito? Fácil de fazer e uma delícia de comer.
Ingredientes
500 gramas de palmito pupunha in natura
01 lata de leite condensado
a mesma medida de leite de coco caseiro
04 ovos tipo caipira
01 colher de sopa de fécula de batata ( porque o amido de milho está transgênico)
50 g de coco ralado fresco
Calda
02 xícaras de açúcar cristal orgânico
01 xícara de água
1 colher de café de essência de baunilha a gosto
Como preparar?
Bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando o coco por último. Numa panela misture o açúcar e a água, leve ao fogo até ficar com uma calda bem dourada, retire do fogo e acrescente a baunilha.
Numa forma para pudim coloque a calda e depois o que está no liquidificador. Leve ao forno em banho Maria por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar um pouco para desenformar. Delicie-se!
Seu pudim vira curau, que tal?
Se em vez de levar ao forno, você levar ao fogo e mexer até engrossar terá um delicioso curau de palmito. Quer ver?Mais receitas com palmito
A linha da PALMAVITA é tão grande que vou fazer várias receitas bem diferenciadas com palmito de pupunha porque além de gostoso é super saudável. Acompanhe aqui no Blog e logo, logo no meu canal do Youtube com o passo a passo para facilitar a vida de todo mundo.
Mas porque eu devo incluir palmito em minha refeição?
O palmito é um excelente alimento, pode ser consumido diariamente, sem restrição, devido a sua composição nutricional. Com alto teor de água, baixa concentração de lipídeos e carboidratos é excelente para quem quer manter a forma. Além disso contribui com o bem-estar físico e previne o envelhecimento precoce. Tudo de bom, não é?
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Rico em minerais:
· Zinco (mineral potencializador com propriedades curativas, auxilia na recuperação de feridas),
· Cobre,
· Manganês,
· Magnésio,
· Cálcio, fundamental para a manutenção da saúde óssea, auxilia no crescimento das crianças
· Ferro, otimizando sua absorção.
· Fósforo e
· Potássio.
Rico em vitaminas A, B e C
Fonte de fibra alimentar, importante para o bom funcionamento do intestino.
Reduz a retenção de líquidos, contribui pata o controle da pressão arterial.
Fortalece o sistema imunológico, auxilia na produção de células vermelhas, que auxiliam no fortalecimento do organismo de um modo geral
Melhora a qualidade do sono
Favorece o bom humor
Auxilia na redução de efeitos causados por depressão e desequilíbrios neurológicos
Contribui de forma favorável para o bom desempenho da saúde digestiva
Melhora significativa na realização de atividades físicas, a Vitamina B2 (riboflavina), presente no palmito in natura, auxilia na perda da massa gorda e favorece o ganho de massa muscular.
Alta concentração de Carotenoides, substancias ricas em antioxidantes e que estão associadas a prevenção de doenças degenerativas, por isso a cor mais amarelada do Palmito Pupunha.
Alimento importante para o desenvolvimento fetal, devido a sua contribuição como fonte de ácido fólico.
Ajuda na prevenção e tratamento de diabetes
Importante na manutenção da saúde da visão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?