terça-feira, 31 de março de 2015

10 livros de culinária antigos para baixar de graça

                              Imagem: Google

Os livros de culinária antigos não são apenas uma fonte para pesquisar receitas e modos de preparo. Eles revelam informações sobre a relação das pessoas com a comida, sobre os ingredientes disponíves na cozinha. Além disso, muitos livros trazem capítulos inteiros sobre conservação dos alimentos, dietas especiais para diferentes doenças, dicas para arrumação da cozinha e dispensa e até informações sobre os tipos de equipamento que formavam o básico da cozinha!

Hoje separamos 10 livros indispensáveis para quem pesquisa culinária histórica. Clique nos títulos para fazer o download.
01. Um Tratado da Cozinha Portuguesa (século XV)

Dividido em 4 seções – carne, ovos, leites e conservas – esse é o mais antigo livro de culinária em língua portuguesa. De autoria desconhecida e originalmente totalmente manuscrito, hoje é possível baixá-lo com escrita adaptada para o século XXI.


02. Arte de Cozinha (1680)

Primeiro livro de culinária português a ser publicado, essa obra de Domingos Rodrigues se destinava às elites e teve uma grande influência em toda a culinária portuguesa. Muitas receitas desse livro ainda apareciam em manuais brasileiros do final do século XIX.


03. A New System of Domestic Cookery (1807)

Mrs. Rundell, autora dessa obra, é considerada a primeira “deusa da cozinha”. Seu livro foi o primeiro best-seller de culinária do século XIX, circulando no mundo todo em várias edições originais e pirateadas.


04. O Cozinheiro Imperial (1839)

Primeiro livro de culinária legitimamente brasileiro, o nome de seu autor é desconhecido. Em várias edições, misturava receitas inglesas e francesas às iguarias e ingredientes tipicamente nacionais.


05. Mrs. Beeton’s Book of Household Management

Mais do que um livro de culinária, esse best-seller do século XIX era um guia completo para administrar uma casa.


06. Cozinheiro Nacional (1860s)

Segundo livro de culinária a ser publicado no Brasil e primeiro a dedicar uma atenção especial às influências indígenas e africanas na formação da culináia nacional.


07. Dicionário do Doceiro Brasileiro (1892)

08. O Doceiro Nacional (1895)

09. Tempting Dishes for Small Incomes (1903) Um manual de culinária para damas e cavalheiros de recursos financeiros escassos.

10. Simple Italian Cookery (1912)

O primeiro tratado de culinária italiana escrito fora da Itália.


E aí, qual será seu primeiro prato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...