quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alimentação Saudável para Bebês – Receitas de Papinhas naturais e orgânicas


Por: Nadia Cozzi


Sábado, 06 de agosto de 2011 tive o imenso prazer em participar do I Encontro Aleitamento Materno Solidário! – AMS Brasil , representando o Instituto Pedro Cozzi – Espaço Dar Vida que era um dos apoiadores do evento fornecendo lanches orgânicos para as crianças.

Assisti a uma palestra muito interessante e esclarecedora, focada principalmente no futuro dessa geração de crianças com pais e mães tão preocupados em dar todo o conforto material e esquecendo sua missão maior de educar, colocar limites e ensinar os verdadeiros valores da Vida. A alimentação correta e saudável para as crianças também foi amplamente debatida.

Simone de Carvalho uma das organizadoras do evento estava tão motivada em promover mudanças que me pediu sugestões de papinhas para bebês, facilitando a vida das mamães com a praticidade aliada à qualidade. Mal sabia ela que há alguns anos eu tinha um segmento chamado Papa Pura, em minhas travessuras culinárias, já preocupada com a alimentação dos pequenos, cada dia mais industrializada.



É um retorno interessante e que hoje aproveito para passar algumas dicas às novas e futuras mamães aqui do Coletivo Verde.

A primeira coisa é ter paciência, pois o bebezinho vai estranhar os novos sabores, perceba de qual ele gosta mais. Normalmente se começa com frutas e depois as papas salgadas. Uma boa técnica é colocar a colher no cantinho da boca deixando a papinha escorregar suavemente, dando tempo para que ele conheça o novo alimento.

Nas primeiras semanas as papas de legumes, são com um tipo de legume e um tipo de vegetal, só depois vá misturando os sabores. Nunca é demais lembrar que o leite materno é um alimento insubstituível, mas que depois dele são as papinhas que vão fornecer os nutrientes que seu filho precisa para crescer forte e sadio.

Os ingredientes devem ser escolhidos pela sua qualidade e pureza e o Pediatra deve determinar a consistência da papinha, se batida no liquidificador, amassada ou em pedacinhos, de acordo com a idade de seu bebê.


Papinha de Mandioquinha e Beterraba:

Ingredientes:
2 mandioquinhas Orgânicas
2 batatas Orgânicas
2 beterrabas Orgânicas
1 cebola Orgânica
3 folhas de alface Orgânica
1 colher rasa de sopa de azeite extra virgem
1 pitada de sal marinho
Salsinha a gosto


Modo de Preparar:
Lave bem todos os legumes e folhas. Retire a casca e corte em pedaços pequenos. Leve para ferver em água filtrada. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Processe como seu pediatra orientar e coloque em potinhos de vidro de 200 a 300 gr. Guarde na geladeira.
Variações: cenouras, abóbora, batata doce, couve flor, repolho.


Papinha de Cenoura e Chuchu:

Ingredientes:
2 batatas Orgânicas
2 cenouras Orgânicas
2 chuchus Orgânicos
300 ml de água filtrada
Sal marinho a gosto

Modo de Preparar:
Proceda da mesma forma que a receita anterior.

Não se desespere se no início ele rejeitar o alimento, ele precisa de tempo para se adaptar ao gosto e à colher. Com o passar dos meses outros ingredientes como caldinho de feijão ou uma colher de arroz cozido vão sendo acrescentados.

Congelamento:
As papinhas de frutas não admitem congelamento, sirva banana amassadinha, maçã raspada. Tudo fresquinho e orgânico. Sempre que possível ofereça alimentação feita na hora ao seu bebê, mas se for necessário as papinhas salgadas podem ser congeladas por pouco tempo para não perderem seus valores nutritivos. Congele no máximo por 1 semana para que os alimentos não percam sua energia.

Prepare a papinha de forma usual. Deixe esfriar e coloque em potinhos de vidro de 220 a 300gr. Encha até 1cm da borda e tampe hermeticamente. Leve ao freezer.

Para descongelar retire do freezer na noite anterior e mantenha-o na geladeira até a hora de servir. Leva cerca de 6 horas para descongelar. Esquente no próprio potinho em banho Maria. Mexa para que o alimento tenha uma temperatura uniforme. Sirva.

O bebê está formando seu paladar e conhecendo os sabores do Mundo, somos os guias dessa viagem fantástica.

Foto: Teofania por Kimi / Creactions

3 comentários:

  1. Oi sou Ana e tenho um bebe de 6 meses que já come papinha mais quando cozinho a comidinha dele não tiro a casa , depois eu passo pela peneira .Porque já vi na televisão que a casca tem muitas proteínas . Estou agindo certo ??

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, se você utiliza alimentos orgânicos sim, senão é melhor tirar a casca para diminuir um pouco a contaminação por agrotóxicos. Procure as feiras orgânicas próximas a vc. O IDEC fez um estudo muito bom, http://www.idec.org.br/feirasorganicas. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Vou discordar com 2 coisas, azeite extra virgem, muitos estudos comprovados, nao eh bom para bebes ate 1 ano e meio, segunda coisa sal ( seja ele qual for ) nao tem necessidade, a crianca nao precisa nem de sal e nem de acucar em sua alimentacao, apenas o acucar das frutas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...