quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Pão da amizade


Pão da amizade – Receita saborosa que promove a amizade!
por Nadia Cozzi


O CIO DA TERRA
(Milton Nascimento / Chico Buarque)


“Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão.”

O milagre do pão! A simples mistura de farinha, água e sal, tornou-se um alimento conhecido no Mundo inteiro. A forma de fazer varia de cultura em cultura, mas simboliza sempre a nutrição da Vida.

Tem pão francês, italiano, português, árabe, sírio, sueco, ázimo, sovado, de minuto, de mel, de queijo, doce e assim vai, são infinitas as variedades, já que sua massa elástica aceita as mais diversas formas e combinações. Fica bom com especiarias, grãos, frutas secas ou cristalizadas. Vira símbolo de Páscoa e no Natal vem vestido de festa, trazendo a alegria e a doçura dos Panetones.

Me deu então muita vontade de criar uma receita para o Pão da Amizade, que pudesse ser salgado ou doce, agradando os paladares de todos, mas que sua forma simbolizasse União, Fraternidade. Lembrei então de uma receita antiga de minha mãe que tinha um nome engraçado – Beliscão.

Eram várias bolinhas de massa que ao serem levadas ao forno, cresciam e se uniam num único pão. Assim dando uma torcidinha (o beliscão) as pessoas tiravam a sua bolinha, normalmente recheada de goiabada. Era isso! Mão na massa, aí estava a receita que eu precisava, apenas uma pequena dose de criatividade e muito amor e surgiu então o Pão da Amizade.

Precisava ter certeza se o resultado seria bom, se minha intenção de unir as pessoas funcionaria. Aproveitei para servi-lo em um evento onde pessoas desconhecidas entre si deveriam interagir. Foi um sucesso, o Evento aconteceu em clima de harmonia e do pão só ficou o prato. Agora vou dividir com vocês a receita e espero que cada um forme seu grupo de amigos separáveis, mas unidos em Vida como os meus pãezinhos.






Pão da Amizade Doce

Ingredientes:
2 tabletinhos de fermento fresco para Pão
½ kg de farinha de trigo orgânica
2 ovos caipiras
1 pitada de sal marinho
2 colheres de sopa de açúcar orgânico
¼ de xícara de óleo de girassol
1 copo de leite fresco morno
Goiabada
Canela em pó

Modo de preparar:
Desmanche o fermento no leite morno. Acrescente o óleo, os ovos, açúcar. Misture a farinha, até formar uma massa firme, mas não dura. Deixe descansar por 40 minutos. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha.
Depois de crescer a massa, faça as bolinhas, recheie com um pedacinho de goiabada cada uma delas. Passe as bolinhas no açúcar e na canela. Coloque na forma começando da bolinha do meio colocando as outras ao redor até fechar o círculo.
Faça uma calda de ¾ de copo de água e 2 colheres de açúcar e jogue por cima das bolinhas. Leve ao forno quente.





Pão da Amizade Salgado

Ingredientes:
2 tabletinhos de fermento fresco para Pão
½ kg de farinha de trigo orgânica
2 ovos caipiras
1 colher de café de sal marinho
2 colheres de sopa de queijo ralado na hora
¼ de xícara de óleo de girassol
1 copo de leite fresco morno

Modo de preparar:
Faça da mesma maneira que o pão doce, se quiser acrescente à massa gergelim e linhaça. Recheie com ricota temperada com tomate, azeite, sal marinho e orégano. Pode ser mussarela, provolone ou outro recheio de sua preferência. Pincele com gema de ovo e jogue por cima das bolinhas queijo ralada grosso e gergelim.







2 comentários:

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...