sábado, 21 de dezembro de 2013

Então é Natal .... Ano Novo já vem!

Eu escrevi este Post para o Coletivo Verde em 2011, mas acho que vale para este ano também:

Era uma vez num reino não muito distante um povo que vivia feliz. Tratavam seus lares como pequenos santuários, pois sabiam que ali refaziam suas energias e estruturavam sua família. Limpeza, ordem e beleza mantinham a boa vibração abrindo espaço para a criatividade, traço marcante de sua sabedoria. Na mesa de refeições comparada a um pequeno altar os alimentos eram arranjados como verdadeiras oferendas. A escolha dos ingredientes seguia uma regra simples o profundo respeito às Leis da Natureza.

O ato de comer considerado divino valorizava o amor de quem produz o alimento, fosse o agricultor ou a pessoa que preparava a refeição, ocupações muito respeitadas por todos os habitantes dessa Comunidade Consciente.Há muito tempo compreenderam a importância dos 5 sentidos, que tudo o que é absorvido, digerido ou utilizado pelo Homem se integra à sua consciência e também ao seu habitat. Que o corpo utiliza a matéria do alimento para sua nutrição, mas a alma precisa de algo mais, da essência, da energia, da vida desse alimento. O corpo é o veículo de como nossa alma se expressa e ela não pode evoluir sua missão se o corpo adoece.


Tudo funciona em perfeita harmonia, todos são conscientes de que é permitido escolher o caminho a se seguir, feliz, próspero e saudável, ou não! Assim, descobriram que pequenos atos podem gerar grandes transformações.

Existe uma época que a emoção está no ar. As casas se iluminam, as mesas são postas com mais cuidado, as pessoas sorriem e se abraçam. É Natal, tempo de comemorar o nascimento, a nova oportunidade que surge. Nessas ocasiões a Vida parece ficar mais bonita, as pessoas querem estar mais juntas, preparam guloseimas para animar o bate papo em volta da mesa. Muitas frutas frescas e secas, castanhas, uma comidinha saborosa feita com carinho e sempre aquele pão vestido de festa, preparado com o melhor ingrediente, a gratidão.

À meia noite todos contemplam o céu e agradecem pela oportunidade de renascer todos os dias. Um brinde a este presente diário oferecido por Deus. “Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez …”

Sempre é tempo de fazer. Feliz Natal !

Veja agora algumas sugestões para um Natal mais consciente e saudável:







Empadão de queijo coalho e manjerona
Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de trigo
200 gr de manteiga gelada
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal marinho
1 xícara de chá de leite fresco
2 colheres de chá de azeite extra virgem
2 cebolas orgânicas em tiras
2 xícaras de chá de queijo coalho ralado grosso
2 ovos tipo caipira
Pimenta a gosto
2 colheres de folhas de manjerona picada

Modo de preparo
Prepare a massa: misture a farinha de trigo com a manteiga em cubos, o fermento e o sal. Bata até obter uma farofa grossa. Junte ½ xícara de chá de leite fresco e bata até formar uma massa homogênea. Abra com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada e reserve.
Coloque numa forma de fundo removível e apare as bordas.
Prepare o recheio: aqueça o azeite e doure a cebola. Reserve.
No liquidificador, bata o queijo com o restante do leite, os ovos, o sal e a pimenta.
Misture a manjerona e a cebola, e disponha sobre a massa. Leve ao forno, pré-aquecido, em temperatura média por 35 minutos ou até assar e dourar. Sirva com uma enorme salada de folhas.
Brigadeiro de Avelã
Ingredientes:
½ xícara de leite fresco
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar orgânico
1 colher de sopa de manteiga
400 gr de chocolate ao leite picado
¾ xícara de chá de avelã moída

Modo de preparo
Numa panela coloque o leite, o cacau em pó, o açúcar, a manteiga e o chocolate ao leite picado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
Adicione ¾ xícara (chá) de avelã moída à mistura de chocolate e misture bem. Transfira a mistura de chocolate com avelã para um prato untado e leve para gelar por 2 horas.
Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e passe na avelã moída (ou granulado).
Dicas: Para fazer o brigadeiro de colher, assim que o chocolate derreter desligue o fogo e coloque em copinhos ou taças. Você pode substituir as avelãs por amendoim, castanha de caju, nozes ou castanha do Pará.

Pão vestido de Festa (Panetone caseiro)
Ingredientes:
½ quilo de farinha de trigo orgânica
250 gr. de açúcar orgânico
150 gr de manteiga
4 gemas + 3 ovos tipo caipira inteiros
250 ml de leite fresco
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de suco de laranja
1 colher de café de baunilha
1 colher de café de raspas de limão
1 colher de chá de canela em pó
¼ xícara de óleo de girassol
2 colheres de sopa de fermento em pó
250 gr de uva passa branca
100 gr de frutas cristalizadas
50 gr de cerejas picadas
Se preferir o panetone de chocolate coloque 200gr de chocolate meio amargo picado.
Modo de Preparar:
Na batedeira coloque o açúcar, as gemas, os ovos, a manteiga, o mel, o suco de laranja, a canela, o óleo. Bata bem.
Depois acrescente as rapas de limão, o leite, a baunilha. Bata mais.
Por fim misture a farinha e o fermento, as frutas ou o chocolate.
Colocar a massa na forma de papel dentro de uma assadeira. Rende 2 panetones de 500gr.
Fique de olho no seu panetone!
É sempre bom conferir o rótulo dos alimentos, vamos ver os ingredientes de um Panetone industrializado? Em vermelho os aditivos químicos utilizados na receita. (Fonte )
Ingredientes:
Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, uvas passas (9,99%), frutas cristalizadas (9,99%), gordura vegetal, ovo líquido integral, gema de ovos, manteiga, extrato de malte, sal,estabilizante: mono e diglicerídeos de ácido graxos (INS 471), aromatizantes, corantes naturais: cúrcuma (INS 100i) e urucum (INS 160b) e conservadores: propionato de cálcio (INS 282) e ácido sórbico (INS 200).
CONTÉM GLÚTEN. Pode conter traços de farinha de soja, leite, gergelim, avelã, amendoim, amêndoas, castanha de caju, aveia, centeio e cevada.


Fotos: Fangol / Kris / soultga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...