terça-feira, 22 de maio de 2012

Receita de catupiry caseiro e genérico

Fonte: Tear de Retalhos


by Telma Manolio

Mais uma receitinha bem legal!

Creme tipo catupiry caseiro, receitas caseiras,dicas de receitas genéricas, cozinha experimental, faça você mesmo.Hoje vou comentar a receita do catupiry genérico, que também testei e aprovei.


Ingredientes
1 litro de leite fresco
3 colheres de sopa de farinha de trigo orgânica
100 gramas de queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparar
Separe um copo de leite frio e use para diluir bem a farinha, reservando em seguida.
Leve o restante do leite ao fogo até aproximar-se o ponto de fervura. Abaixe o fogo e vá despejando devagar o leite com a farinha. Continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo e continue mexendo. Misture o queijo ralado devagar e sempre mexendo, de preferência com colher de pau. Deixe descansar até esfriar e misture novamente.
Guarde em geladeira num pote de plástico ou vidro com tampa. Utilize em suas receitas. Não guarde por muito tempo pois não contém conservante, por isso pode estragar.

Você pode observar que há um segredinho?
Pois bem, esse segredinho é mexer muito do começo ao fim.
Fica um creme de queijo saboroso e macio. Se você estiver em casa num sábado à noite e bater uma vontade incontrolável de comer frango com catupiry, você olha na geladeira e tem sobras de frango desfiada mas não tem catupiry... Este creme pode ser um salva-vidas, não é um catupiry perfeito, mas quebra um bom galho e o sabor é muito bom e a textura bem parecida.

4 comentários:

  1. olha que eu aprovo muitas receitas, compartilho, experimento, divulgo... enfim, mas esta NÃO está aprovada , não é nem um bechamel caprichado, CATUPIRY é muito nobre pra achar que "isso" contenta, ora vá ?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, vc tem certeza que fez direitinho como a receita fala? O intuito aqui do site é tirar a química do alimento, eu fiz e tive um ótimo resultado, mas o mais importante foi poder eliminar o Catupiry cheio de aditivos químicos da minha alimentação. Bjo

      Excluir
  2. uma pergunta.....nos ingredientes vc fala em farinha de trigo mas no modo de fazer voce fala em maizena....qual é o correto? por favor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, pronto já arrumei. É que a receita original é feita com maisena, mas como agora ela é transgênica, troquei pela farinha de trigo. Veja http://alimentopuro.blogspot.com.br/2013/01/produtos-transgenicos-em-nossas-casas.html.
    Obrigada pela correção. Abraços.

    ResponderExcluir

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...