terça-feira, 24 de maio de 2011

Chuchu Beleza! Receitas deliciosas e nutritivas feitas com chuchu


Por
Nadia Cozzi



Já faz algum tempo que estava pensando em me dedicar um pouquinho para escrever sobre o nosso querido e injustiçado CHUCHU.

Até que alguns dias atrás li uma postagem no Facebook falando sobre isso e olha que recebeu comentários “pra chuchu”.

Chamado de sem graça, sem gosto, 4º estado da água e outros apelidos nada elegantes, o nosso Chuchu era bem conhecido pelos Astecas, e ao contrário do que se imagina não é um tubérculo, e sim um fruto, da família da melancia e do melão.

Também conhecido como machucho, caiota ou pimpinela. Rico em fibras, excelente fonte de Potássio e vitaminas A e C, é diurético e usado para baixar a pressão. 

Com todos estes atributos que tal testar umas receitinhas com Chuchu? Vamos Lá!

Resultado de imagem para suflê de chuchu
Suflê de Chuchu
Ingredientes:
350 gr. de chuchu Orgânico cozido e amassado
2 ovos tipo caipira
100 gr de queijo parmesão ralado na hora
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara (chá) de leite fresco
1 colher (sopa) de fécula de batata
1 colher (café) de Sal Marinho

Modo de Preparar:

Coloque o chuchu e os demais ingredientes no liquidificador (menos as claras) e misture bem. Bata as claras em neve. Retire a mistura do liquidificador e coloque em uma vasilha e envolva as claras delicadamente.

Unte uma forma para suflê com manteiga e coloque nela a massa e leve ao forno quente até que você espete um palito e saia firme. Sirva com uma saladinha verde e um copo bem grande de suco. Hum gostoso e saudável.


Lasanha de Chuchu

Ingredientes:
2 unidade(s) de chuchu Orgânico médio
200 gr. de ricota caseira
quanto baste de sal marinho
Molho:
1 unidade(s) de cebola Orgânica picada
2 colher (chá) de azeite Extra Virgem
6 tomates Orgânicos picados, sem pele, sem sementes
1 colher (chá) de orégano
Sal Marinho a gosto

Modo de preparar:
Descasque os chuchus e corte em fatias finas, no sentido do comprimento. Cozinhe rapidamente em água fervente. Para o molho, refogue a cebola no azeite. Junte os tomates e tempere com o sal e o orégano. Tampe e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo às vezes. Numa travessa refratária levemente untada com azeite, coloque uma camada de chuchu, uma de ricota esfarelada (temperada com sal à gosto) e outra de chuchu. Cubra com o molho e leve ao forno quente por 10 minutos.

Fica muito bom também com molho branco por cima e bastante queijo ralado na hora. Pode ser parmesão ou provolone. Aliás só o chuchu cozido com molho branco, mussarela e queijo ralado já faz um vistoso prato para ser servido com um arroz e uma saladinha. Bom demais!

Doce de Chuchu com Banana (Fonte Empaer-MS)

Ingredientes
8 bananas nanicas Orgânicas picadas em pedaços pequenos
3 chuchus Orgânicos médios picados em pedaços pequenos
Açúcar Orgânico o necessário

Modo de preparar

Coloque todos os ingredientes numa panela, misture bem e leve ao fogo baixo, fazendo um cozimento lento (o chuchu libera bastante água)
Mexa com uma colher de pau de vez em quando, retirando a espuma que forma sobre o doce. Quando a água secar, mexa o doce, até aparecer o fundo da panela. Coloque numa vasilha de vidro ou vidros de conserva.

Sugestão: pode usar batata doce no lugar da banana.


Saudável, abundante, barato e com um sabor nada marcante e este, talvez seja seu maior atrativo, pois se harmoniza perfeitamente em vários pratos. Doce ou salgado é “bom pra chuchu”!

3 comentários:

  1. Chuchu a milanesa é maravilhoso e fácil de fazer. Quanto mais fino melhor.

    ResponderExcluir
  2. Experimente cortá-lo em fatias bem fininhas ou até raladinho na salada....fica ótimo. Aqui fazemos fatiadinho, temperado com limão, azeite, uma pitadinha de sal e pimenta do reino...delícia.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...