terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Bolo afogado de chocolate



Imagem Pixabay


Eu não sei a origem desse bolo, já vi essa receita em muitos sites, mas o que eu sei é que ele é uma delícia e vai bem na sobremesa. Claro que dei uma mexida na receita, para torná-lo menos doce e mais saudável.Experimente!

Ingredientes Calda:

2 xícaras (chá) de água 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo Orgânico
2 colheres (sopa cheias) de cacau em pó

Ingredientes Bolo:
100 g de manteiga em temperatura ambiente 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo Orgânica peneirada
2 colheres (sopa cheias) de cacau em pó peneiradas
1 colher (sopa bem cheia) de fermento em pó não transgênico
400 ml de leite (pode ser leite vegetal)
Manteiga para untar bem a fôrma

Modo de Preparo:

Numa panela FORA DO FOGO misture a água, o açúcar e o cacau em pó. Leve a panela para o fogo médio por uns 5 minutos (ou até que ferva), desligue o fogo e reserve esta calda quente.
Numa batedeira coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar e bata até se transformar num creme (+/- 5 minutos).Desligue a batedeira e acrescente 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada, 3 colheres (sopa cheias) de cacau em pó peneiradas, o fermento em pó e o leite.

Ligue a batedeira em velocidade baixa (apenas para misturar os ingredientes) e depois aumente a velocidade e bata por +/- 3 minutos.
Distribua a massa numa fôrma para pudim grande (26 cm de diâmetro X 7 cm de altura), FARTAMENTE UNTADA COM MANTEIGA.Depois despeje a calda quente (reservada acima) sobre a massa crua que está na fôrma. DICA: banhe totalmente a massa crua.

Leve a fôrma para o forno pré-aquecido a 170º C e asse por +/- 45 minutos. Retire do forno e desenforme quente ou frio num prato de servir mais fundo.

OBS: CUIDADO na hora de desenformar o bolo assado pois dentro da fôrma haverá bastante calda e se não tiver cuidado, esta calda quente pode derramar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...