segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Nutricionista dá dicas de como substituir alimentos

Fonte: Tribuna da Bahia

A principal dica para economizar é flexibilizar na escolha dos alimentos e experimentar novos produtos, além de ficar de olho nas promoções



Nos últimos meses, o feijão, o leite, a cebola e a carne bovina foram vilões da cesta básica e vêm sendo motivo de preocupação para muitas pessoas. Porém, é possível substituir esses alimentos para driblar a variação de preços sem perder o valor nutricional. 

Como alternativa, a nutricionista do GBarbosa, Ione Câmara, dá dicas de alimentos que podem ser substituídos e ensina receitas que mantém as refeições ainda saborosas, mas leves no orçamento. ”É possível comer bem com economia. Substituir alimentos ajuda tanto no orçamento da casa, quanto favorece uma alimentação com maior variedade de nutrientes”, afirma.

A principal dica para economizar é flexibilizar na escolha dos alimentos e experimentar novos produtos, além de ficar de olho nas promoções. No caso do feijão carioquinha, que subiu de preço, Ione sugere a troca pelo feijão fradinho. “Os diferentes tipos de feijão apresentam propriedades nutricionais semelhantes e não comprometem a escolha de um ou outro”, explica. Outra solução para driblar o custo alto do feijão carioquinha, preferência do nordestino, está na escolha das preparações, reduzindo a quantidade e adicionando outros alimentos, a exemplo de verduras.

Como preparar um prato saboroso sem cebola? Diante do preço, a dica é moderar na quantidade, usando outros temperos, como cebolinha, alho-poró, alho e manjericão. Aproveitar os dias de promoção de verduras e legumes, nas quartas e quintas, no
Para o purê, Ione diz que é preciso três cebolas grandes, três cabeças de alho sem casca e azeite a gosto. Descasque as cebolas e deixe de molho por uns 20 minutos, depois, pique em pequenos pedaços, retire a casca do alho e bata tudo no liquidificador com um pouco de azeite. Feito o purê, coloque em formas de gelo e, quando estiver congelado, transfira para um saco hermeticamente fechado ou pote com tampa. Use a quantidade desejada no dia a dia.

Outra opção econômica e nutritiva são as receitas com soja. Um exemplo é o leite de soja que é um ótimo substituto para o leite de vaca e pode ser feito de forma caseira. A nutricionista ensina que, com uma xícara de soja em grãos e 1,5 litro de água, dá para fazer um 1 litro de leite de soja. Lave os grãos em água corrente, deixe de molho por pelo menos oito horas, escorra a água,e lave os grãos retirando os resíduos. Bata no liquidificador com a água, coe com auxílio de um pano de prato e leve ao fogo para ferver por dez minutos. Feito isso, deixe esfriar e conserve na geladeira. Já com as sobras do preparo do leite de soja, podem ser feitos bifes, almôndegas, bolinhos com espinafre. “São muitas as receitas saborosas com soja”, comenta a nutricionista.

A carne de boi, em tempos de vacas magras, pode ser substituída por carne de frango ou suína,quem registram preços mais acessíveis. Além disso, Ione ressalta que é possível suprir a necessidade de proteína em preparações com ovos, como omeletes e panquecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...