Com certeza vamos ouvir que isso é coisa de americano e que aqui no Brasil não se comemora o Halloween. Ledo engano, tanto é que desde 2003 existe um Projeto de Lei para se comemorar o Dia do Saci nessa mesma data, visando resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
Ao contrário do que se pensa o Halloween tem suas raízes no Reino Unido onde era comemorado na noite anterior ao 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos. Por se tratar de um ritual muito antigo muitas formas de comemoração foram criadas. Em umas as pessoas colhiam couves e repolhos por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge. Em outras havia a pescaria de maçãs com a boca, elas eram marcadas com as iniciais de diversos candidatos.
Os americanos importaram rituais do Reino Unido com adaptações: as maçãs usadas para prever o futuro pelos britânicos viraram cidra, servida junto com rosquinhas, os “famosos donuts". Foi na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween e também surgiu a tradição das crianças fantasiadas pedindo guloseimas.
Primeiro eram bolos da sorte, depois claro os industrializados tomaram conta, seja pela praticidade, seja pela propaganda. Mas o importante é que esta data sempre esteve relacionada ao alimento.
O que é o #halloweendobem?
É um movimento a favor da comida de verdade, afinal todo mundo que mexe com cozinha é meio feiticeira, pois vive querendo encantar os outros com seus sabores e aromas.
Já sabemos que o alimento saudável transforma as pessoas, dá energia, vitalidade, além de agradar o paladar, aí está o feitiço.
Em outubro comemora-se o Dia das Bruxas, com um monte de “porcaritos”. Que tal então aproveitar a comemoração com fantasias, brincadeiras e muitas delícias de verdade. Que tal mostrar às crianças as figuras do nosso folclore?
A proposta é trocarmos receitas rápidas e fáceis pelas redes sociais incentivando a preparação de coisinhas gostosas nesse dia, de preferência com a ajuda das crianças, completando assim o #feitiçodafelicidade.
Use a use a hashtag #halloweendobem para facilitar a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?