quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Anis estrelado – Especiaria traz saúde e muito sabor a sua cozinha


Blog Coletivo Verde - Por: Nadia Cozzi


Sábado fui fazer uma visita ao Mercadão Municipal, sua beleza arquitetônica somada a seus sabores e aromas especiais, atiçam nossos 5 sentidos, despertam nossas lembranças. Em meio às delícias das azeitonas temperadas, dos queijos diferenciados me encantei com a gama de temperos que eu sempre quis conhecer melhor.

Fiz uma festa, coloquei minha coleção de temperos em dia,
orégano, salsinha, canela, cravo da Índia, açafrão, pimenta, mostarda e manjericão. Levei até algumas canelas em pau bem grandonas para colocar nos vasos de flores em casa.

Vocês sabiam que a canela além de aromatizar comidas e doces, aproxima as pessoas? Assistam o filme “O Tempero da Vida”. Além das lindas paisagens da Turquia e da Grécia, se aprende muito sobre a função das especiarias em nossas Vidas. É a história de um astrofísico que aprendeu com seu avô, um filósofo culinário, dono de um empório de ervas e temperos, que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ele ensina que a canela aproxima as pessoas, faz com elas se olhem nos olhos.

Anis-estrelado

Essa sabedoria transparece também naquelas pessoas que trabalham há décadas lá no Mercadão, sempre com uma história para contar, um novo sabor para experimentar e um aroma para nos inspirar. Foi o que aconteceu com o perfume encantador do Anis estrelado, que além de ser lindo em sua forma de estrela, guarda em cada ponta uma sementinha. Seu cheirinho me lembrou os drops de anis que eram moda na minha meninice.



Intrigada pensei, o que se faz anis estrelado? Para que serve? Qual sua propriedade? Descobri então que além de aromatizar bebidas e deixar o açúcar perfumado, ele tem propriedades interessantes.

“Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. Considerado uma especiaria, é conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).” (Fonte: Wikipedia)
Peras Estreladas
Ingredientes:
1 pitada de pimenta da jamaica
1 canela em pau
3 cravos-da-índia
1 xícara (chá) de mel
2 xícaras (chá) de champagne
1 colher (chá) de amido de milho sem ser transgênico
Folhas de hortelã para decorar
6 peras
1 anis-estrelado

Modo de Preparar:
Calda: em uma panela, coloque o champagne, o mel, o cravo, a canela em pau, a pimenta da Jamaica, o anis-estrelado ou a erva-doce e o amido de milho. Leve ao fogo até ferver.
Em seguida, descasque as peras, conservando os cabinhos, e vá dispondo uma ao lado da outra na calda semi-pronta. Mantenha o cozimento em fogo baixo, virando de vez em quando, até que fiquem cozidas e a calda espessa.
Retire e espere esfriar. Monte a sobremesa com uma pêra, um quadradinho de chocolate meio amargo e uma bola de sorvete de creme. Finalize, enfeitando com folhas de hortelã. Uma sobremesa saudável, linda e com sabor muito especial.



Banana ao Gengibre e Anis-Estrelado
Ingredientes:
4 bananas-nanicas médias
3/4 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de gengibre ralado grosso
1 colher (sopa) de manteiga
4 anises-estrelados

Modo de Preparar:
Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Reserve. Coloque o açúcar numa panela e leve ao fogo por 6 minutos, ou até obter um caramelo.
Acrescente as bananas, o gengibre, a manteiga, o anis-estrelado e ½ xícara (chá) de água.
Tampe a panela e deixe no fogo por 5 minutos, ou até a banana ficar macia, mas sem desmanchar e quebrar. Retire do fogo. Coloque as bananas nos pratos, despeje a calda. Decore com anis-estrelado.
Variações: Muito bom com sorvete e esta semana fiz para acompanhar o requeijão e ficou divino.

Compota de abacaxi com anis- estrelado
Ingredientes:
10 estrelas de anis-estrelado
½ xícara (chá) de vinho branco
3/4 xícara (chá) de açúcar orgânico
1 abacaxi grande
Chantilly para acompanhar. Faça com o creme de leite fresco. (opcional)

Modo de preparo:
Coloque numa panela o anis estrelado, o vinho, o açúcar e 1 xícara (chá) de água. Mexa até o açúcar dissolver. Leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 15 minutos, ou até obter uma calda rala. Retire do fogo. Tampe a panela.
Deixe descansar por 30 minutos, para a calda ganhar mais aroma. Enquanto isso descasque o abacaxi e corte em cubos regulares, descartando a parte central mais firme.
Leve ao fogo uma frigideira e deixe aquecer bem. Aos poucos, coloque os pedaços de abacaxi e doure levemente de maneira uniforme. Assim que for tirando da frigideira disponha na panela com a calda.
Volte a panela com a calda e os pedaços de abacaxi ao fogo. Cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo e, assim que amornar, leve para gelar. Sirva em pequenas tigelas ou taças com chantilly ou chocolate meio amargo derretido. Decore com estrelinhas de anis.

Sopa de frutas
Ingredientes:
2 maçãs verdes
2 maçãs vermelhas
2 peras
2 anises-estrelados
1 pau de canela
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 litro de vinho tinto
1 litro e meio de água

Modo de preparar:
Corte as maçãs verdes em fatias e coloque numa panela com 1,5 litros de água. Deixe ferver e cozinhe por 30 minutos. Escorra as fatias, descasque e corte em cubinhos. Despeje novamente na panela junto com o caldo do cozimento. Acrescente a maçã vermelha e as peras descascadas e cortadas em cubinhos, os anises, a canela em pau, o açúcar e o vinho tinto.
Cozinhe por mais 30 minutos e, se achar necessário, acrescente mais um pouco de água.
Retire as especiarias e bata rapidamente no liquidificador deixando alguns pedaços.
Sirva em taças com biscoitos caseiros.
Variação: Pode também servir esta sopa doce acompanhada de iogurte natural.



Sorvete de Leite com Anis

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor
1 lata (395 g) de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite fresco
10 anises-estrelados
200 g de creme de leite fresco

Modo de Preparar:
No liquidificador bata os 10 anises-estrelados até obter uma farofa, prestando atenção para moer as sementes. Leve ao fogo uma panela com 2 xícaras (chá) de leite, 395 g de leite condensado e o anis amassado.
Cozinhe, mexendo de vez em quando, até ferver. Reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, deixe amornar e coe a mistura.
Enquanto isso, coloque 2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor numa tigela refratária e regue com 2 colheres (sopa) de água. Deixe hidratar por 5 minutos. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver.
Bata na batedeira as 200 g de creme de leite por 3 minutos, ou até encorpar. Junte a gelatina e bata por mais 1 minuto.
Despeje sobre o creme de anis, mexa com cuidado e coloque numa fôrma umedecida. Leve ao congelador por 3 horas, ou até o sorvete ficar firme. Faça bolas de sorvete, decore com anis-estrelado e sirva.

Use ainda na cozinha:
  • O anis-estrelado pode ser guardado em um pote fechado com açúcar por pelo menos um mês. Polvilhe o açúcar aromatizado quando fizer receitas de biscoitos, bolos ou bolinho de chuva.
  • Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregá-lo na produção de bolachas, pães ou outros produtos.
  • Usa-se também em licores ou outras bebidas alcoólicas.
  • O chá de anis estrelado se faz com toda a folha (estrela) ou só com a semente que tem dentro das estrelas. Esse chá é recomendado contra gripes, inclusive contra a gripe A.

Percebi então como somos limitados no uso desses temperos em nosso dia a dia e pensei que seria interessante uma série de artigos sobre especiarias, suas propriedades e receitas. O que vocês acham?

Fotos: Genaldo / Cookthinker / Vasilly60 / Suavehouse113/

Um comentário:

  1. Acho bastante propício!
    Por favor continue! :)
    Bjus!
    Anne.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...