quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bolinho de bacalhau de forno


Fonte: Casa, Coisas e Sabores



Bolinho de bacalhau dourado por fora, cremoso por dentro, sem mergulhar no óleo. Pode isso, Arnaldo? 

Não só pode como não é nenhum bicho de sete cabeças - afinal, nem cabeça o bacalhau tem. 

Esse bolinho de bacalhau é assado no forno e fica sequinho. Optando por usar o bacalhau que já se compra dessalgado, o trabalho diminui drasticamente e a receita fica prática, pois há também uma dica vapt-vupt para as batatas. Esse bolinho de bacalhau foi feito com base na receita do Mercado Municipal de São Paulo. Quem já provou garante que é coisa fina.

Quem acompanha o blog há algum tempo já sabe que frituras por imersão não passam por aqui. Além de não serem opções muito saudáveis, acho que fazem uma sujeira danada na cozinha (veja AQUI como eliminar cheiro de fritura), não considero um bom custo X benefício. 

Não vou ser hipócrita de dizer que não como esse tipo de fritura, sob o risco de ser flagrada por algum leitor com uma coxinha na mão em uma lanchonete (só no final de semana, minha mãe deixa!). Mas, em casa, prefiro levar ao forno em vez de fritar, sem dúvida. A verdade é que a maioria das receitas fritas dá para fazer no forno e elas ainda ficam bem gostosas, pense nisso.



Bolinho de bacalhau de forno
(Rende cerca de 12 bolinhos médios)

250 g de bacalhau dessalgado
2 batatas médias prefira as orgânicas
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de fécula de batata (amido de milho está transgênico)
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de salsinha picada, prefira as orgânicas

Modo de Preparar:
Cozinhe o bacalhau em água com sal e, depois de cozido, desfie a carne. Regue o bacalhau desfiado com 2 colheres de azeite e deixe descansando. Cozinhe as batatas, retire a casca e amasse.

Junte as batatas amassadas ao bacalhau desfiado que tinha sido reservado, misture bem. Acrescente a farinha, o alho, a salsinha e as 2 colheres de azeite restantes. Misture tudo muito bem. Passe um pouco de azeite nas mãos e faça bolinhas (ou charutinhos) com a massa. Coloque os bolinhos em uma assadeira (forre com papel alumínio e unte com azeite) e pincele-os um a um com azeite. Leve ao forno médio por 30 a 45 minutos, até ficarem dourados.

Espere os bolinhos amornarem um pouco antes de retirá-los da assadeira, pois eles saem meio molengas e vão firmando depois de um tempo. Se grudarem um pouco - o papel alumínio ajuda nesse caso -, use uma colher para retirá-los. Os bolinhos ficam bem cremosos por dentro, com uma casquinha bem fina.

Achei que o bacalhau dessalgado perde um pouco no sabor, mas, em nome da praticidade, considero que vale a pena. A receita original indica uma proporção bem maior de bacalhau na receita. Acabei usando um pedacinho que tinha, então fique à vontade para aumentar a quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...