quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicas para fazer da refeição em família um momento de muito prazer por Pat Feldman


Nos tempos corridos em que vivemos hoje, uma refeição em família, daquelas gostosas, reunindo pai, mãe, filhos e eventuais agregados (avós, tios, primos, namorados, etc) tem se tornado cada vez mais um artigo de luxo.

Cada um tem um horário diferente, cada um tem uma fome diferente, gostos diferentes, interesses diferentes, e assim a casa vai deixando
de ser um lar e vai virando um hotel, daqueles que a pessoa praticamente só passa para tomar banho e dormir. Come-se qualquer coisa pronta que tiram do freezer e colocam no microondas, sentam-se na frente da televisão ou do computador e come-se sozinho e sem saber direito o que se está comendo…
Infelizmente mudar isso não é tarefa das mais fáceis. Seu chefe provavelmente não vai entender se você falar que quer tirar mais de uma hora para o almoço (alguém ainda consegue ter uma hora inteirinha para almoçar??), para ir almoçar em casa, com os filhos, degustando a comidinha feita em casa, fresquinha… Seu chefe quer produtividade máxima, e fora do ambiente de trabalho talvez ele não ache que você vá render tanto assim (coisa que eu discordo, já que funcionário feliz e relaxado rende mais em menos tempo).
Mas voltemos à realidade: cada um sai de casa num horário, cada um chega num horário, cada um tem mais o que fazer, e a refeição em família, um momento tão importante, fica de lado, completamente esquecida. Mas isso não deveria, não poderia acontecer!!!
Você tem seus compromissos com trabalho, escola, amigos, cursos e reuniões, certo? Faça da refeição em família seu principal compromisso! Se não dá para ser todos os dias, todas as refeições, paciência, mas escolha um dia da semana, pelo menos uma refeição, e marque esse compromisso com a sua família. Nesse dia, de preferência cozinhando em casa, juntos, vocês preparam a comida, almoçam com calma, conversam sobre os acontecimentos, sobre cada um de vocês. É um tempo que a gente tem que tirar para s conhecer de novo, para saber da vida do outro, dos amigos, dos estudos, do trabalho. hora de relaxar com as pessoas mais importantes da nossa vida, hora de interagir. Uma hora super importante!
E o mais legal disso tudo é que quando você marca esse compromisso, você marca também um compromisso com a saúde física e mental da família toda. Com todos comendo juntos, uma comidinha preparada em casa, as chances da refeição ser mais saudável aumentam muito. O momento de relaxamento faz bem ao corpo e ao espírito.
E para estimular ainda mais esse momento tão importante para a família, deixo algumas dicas de como tornar o evento – a refeição em família – um momento muito especial e muito esperado.
  1. Faça da refeição em família uma prioridade na sua vida. Se não dá pra ser todos os dias, que seja ao menos uma vez por semana.
  2. Planeje essas refeições em família com antecedência. Escolha um cardápio que agrade a todos, bem saboroso e, de preferência caseiro.
  3. Crie um ambiente agradável: um música suave ao fundo, mesa bem posta, iluminação agradável e aconchegante (fuja das lâmpadas fluorescentes na sala de jantar ou copa) e, se der, flores decorando o ambiente.
  4. Não invente pratos complicados demais (a não ser que você seja um grande chef). A idéia não e ter um trabalhão, mas sim momentos de muito prazer. envolva as crianças do jeito que der no preparo da comida e do ambiente.
  5. Escolha opções nutrtivas e saborosas. Dá pra fazer muita gostosura em casa, só com ingredientes frescos e saudáveis. CLIQUE AQUI e confira as inúmeras receitas que já publiquei!
  6. Se hora você só consegue se comprometes com uma refeição por semana em família, faça planos para aumentar essa frequência assim que der. Faça tudo ser o mais gostoso possível e deixe aquele “gostinho de quero mais”!
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...