5 receitinhas para fazer com batata doce

Estas receitinhas são do Canguru On Line para um artigo de Páscoa, mas como achei as receitas muito interessantes, dei a minha mexidinha básica para torná-las mais saudáveis e fugir dos transgênicos presentes por exemplo no amido de milho e no fermento em pó nas receitas originais.

A matéria básica delas é a batata doce , muito consumida por pessoas que praticam atividade física, pelo baixo teor de proteínas e gorduras. Ótima fonte de carboidratos, indicada por seu baixo índice glicêmico para diabéticos, já que não gera picos de glicose no sangue, uma vez que a absorção do seu carboidrato é feita de forma lenta e gradual.
Proporciona saciedade, não carrega o pâncreas e para nossa sorte, não estimula o acúmulo de gordura localizada.

Estas receitas podem ser facilmente adaptadas aos Intolerantes ao Leite e ao Glúten pois não levam farinhas que contém a proteína e o leite de vaca pode ser substituído tranquilamente por qualquer leite vegetal.



Foto: PixabayCookie
Ingredientes
150g de manteiga
1 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de batata doce cozida e amassada prefira a Orgânica
3 xícaras de chá de fécula de batata
1 colher de sopa de fermento em pó não transgênico
Gotas de chocolate a gosto

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes. Enrole a massa e corte em formato de biscoitos e asse em forno médio. Retire os biscoitos do forno quando o fundo deles estiver corado.


Brigadeiro
Ingredientes
1 e ½ de xícara de chá de purê de batata doce branca
110g de chocolate em barra derretido
1 xícara de leite fresco
¾ de xícara de chá de açúcar demerara
1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de preparo
No processador ou liquidificador, leve todos os ingredientes, menos o chocolate em barra, e bata até formar uma massa lisa. Transfira a massa para uma panela e adicione o chocolate em barra.
Leve ao fogo brando e mexa até desgrudar da panela. Leve para a geladeira por 2 horas para gelar e firmar o doce. Unte as mãos e faça bolinhas e passe em granulado ou coloque em um saco de confeiteiro para usar como recheio ou para encher copinhos com mais facilidade.

Palha Italiana
Ingredientes
1 e ½ xícara de chá de purê de batata doce branca
110g de chocolate em barra derretido
1 xícara de leite fresco
¾ de xícara de chá de açúcar demerara
1 colher de sopa de cacau em pó
1 pacote de biscoito integral ORGÂNICO quebrado (os orgânicos não têm gordura vegetal hidrogenada)

Modo de preparo
No processador ou liquidificador, leve todos os ingredientes menos o chocolate em barra e bata até formar uma massa lisa. Transfira para uma panela e adicione o chocolate em barra. Leve ao fogo brando e mexa até desgrudar da panela.
Desligue o fogo e misture o biscoito. Transfira o doce para uma forma untada e leve a geladeira por 2 horas. Corte os docinhos em quadradinhos e passe em açúcar refinado. Você pode também, fazer camadas alternando biscoito e brigadeiro dentro de um copinho. Finalize com confeitos coloridos. Sirva a seguir.


Brownie 

Ingredientes
4 batatas doces
½ xícara de farinha de aveia
½ xícara de óleo de coco
½ xícara de cacau em pó ou chocolate em pó 50%
1 ovo tipo caipira
¼ de xícara de mel
½ xicara de açúcar demerara ou tâmaras a gosto (para crianças menores de 2 anos é o ideal, inclusive para substituir o mel)
1 colher de sopa de baunilha
Uma pitada de sal
1/2 xícara da oleaginosa que preferir(nozes, castanha do Para, castanha de caju...)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
Embrulhe as batatas doces em papel alumínio e asse-as em forno preaquecido a 160ºC por aproximadamente 1h ou até que estejam tenras. Retire a polpa das batatas e preencha 1 ½ xícara de chá.
No processador, junte essa medida de batata doce com a farinha de aveia, o óleo, o cacau em pó, o ovo, mel, a baunilha e a pitada de sal. Processe até obter uma mistura homogênea.
Acrescente o bicarbonato de sódio, processe novamente e então adicione as nozes picadas. Processe até que tudo se misture e, em seguida, despeje a massa em uma forma de 30x10 cm forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido a 170ºC por aproximadamente 40 minutos.


Beijinho 
Ingredientes
1 batata doce grande (255 g) descascada e picada grosseiramente
1 litro de água
1 pera (sem a casca) ralada no ralo grosso
Suco de ½ limão (para regar a pera ralada e não escurecer)
1 colher (chá) de óleo de coco derretido
2 colheres (sopa) de coco fresco ralado (para envolver ou colocar na massa do beijinho)
3 colheres (sopa) de amaranto em flocos
2 colheres (sopa) de castanha de caju bem picada (xerém)
3 colheres (sopa) de açúcar de coco

Modo de preparo
Cozinhe a batata doce até ficar macia (15-20 minutos). Despreze a água. Passe pelo espremedor e despreze a parte fibrosa que ficar dentro do espremedor.
Num bowl, coloque o restante dos ingredientes e leve à geladeira umas 4 horas para firmar. Passe um pouco de óleo de coco nas mãos e forme brigadeiros, envolvendo-os no coco fresco ralado.

Comentários

Postagens mais visitadas