sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Arroz de palmito pupunha vira doce



Muita gente tem me perguntado porque tenho falado tanto em palmito de pupunha ultimamente. 

Bem eu expliquei lá no primeiro post Apertem os cintos o palmito sumiu... onde fiz um pudim doce de palmito pupunha e coco, que depois virou um curau, dependendo da maneira de fazer. 

Nesse post eu disse que a empresa PalmaVita  havia me pedido para criar novas receitas utilizando o palmito de pupunha in natura. Pois bem, fiquei muito contente em poder criar coisas diferentes, mas à medida que fui conhecendo melhor o produto descobri sua magia e generosidade, uma vez que por ter sabor suave permite que você crie pratos doces e salgados e melhor com muito menos calorias.



Recebi o palmito in natura com vários cortes: espaguete, talharim, formatos lúdicos para crianças, carpaccio e muitos outros, mas o que tocou meu coração foi o arroz doce de pupunha. Quem me conhece há algum tempo sabe que tenho como receita de família preferida o arroz doce de minha avó paterna.

Arroz doce é uma boa alternativa para o café da manhã, lanche da tarde ou à noite, para quem não quer jantar. Mas é um doce engordativo, precisa de parcimônia. Mas e se o arroz fosse de palmito que é bem magrinho? E se em vez de leite de vaca eu usasse um leite de coco caseiro, bom para os que tem problemas com a lactose?

Mãos à obra e gente... ficou uma delícia! Não sobrou nadica...


Olha a receita, facinha de fazer!

1 xícara de arroz de pupunha in natura
3 e 1/2 xícaras de água
uma pitada de sal marinho
gotas de limão
raspinhas de limão a gosto
4 cravos da índia
Canela para polvilhar
1 litro de leite de coco caseiro
1 xícara (mal cheia) de açúcar orgânico

Leve ao fogo e deixe o arroz cozinhar até secar a água. Experimente o ponto, se gostar mais molinho, coloque um pouco mais de água.

Enquanto isso, leve ao fogo 1 litro de leite de coco caseiro com 1 xícara de açúcar orgânico ( pode trocar por açúcar mascavo, mas o arroz doce vai ficar escurinho). Desligue quando começa a ferver.

Quando o arroz secar misture o leite de coco, deixe mais uns 10 minutos no fogo para dar uma secada no leite.

Enquanto isso, em uma tigela misture 3 gemas de ovos caipira, e 1 colher de sopa de fécula de batata.Tire o arroz do fogo, misture os ovos e a fécula, corrija o açúcar e retorne ao fogo para dar a textura de creme. Para que as gemas não cozinhem quando misturar com o creme, coloque na tigela das gemas um pouquinho do leite de coco quente e vá misturando até ficar bem líquido, agora sim, misture ao arroz.
Retire os cravinhos, coloque em um pirex ou potinhos individuais e salpique canela. 

Nota: Caso haja alergia ao ovo pode tirar não tem problema só vai ficar mais branquinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...