quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Troca com troco – Dicas para trocar ingredientes de suas receitas e transforma-las em receitas super nutritivas


Coletivo Verde 
16 maio 2011 - Por Nadia Cozzi em Saúde e Alimentação



Estava no carro outro dia quando um comercial de antiácido me chamou a atenção. Um jingle legal, animado, que dizia: “Tome tal remédio para a comida não atrapalhar….”

Como assim? A pessoa come errado, se empanturra de industrializados e gorduras e depois toma um antiácido para a comida não atrapalhar? Onde está o real sentido do alimentar-se, ganhar energia, nutrir a Vida?

Mas como eu sempre acho que do limão se faz uma limonada me veio a idéia deste artigo Troca com troco, uma pequena “vingança” a esta falta de respeito ao alimento. E já vou começar com a preferência nacional – o Chocolate. Mas especificamente um Bolo de Chocolate. Bem fácil e que permite muitas trocas.




Bolo de Chocolate Nega Maluca

Todo mundo conhece, por isso mesmo vou aproveitar para mostrar como se faz uma boa troca com muito troco!

Ingredientes:
02 ovos – orgânicos e de preferência caipiras
01 xícara e meia de açúcar, orgânico e aqui podemos usar o mascavo ou demerara. Melhor ainda Mel ou rapadura ralada.
02 xícaras de farinha de trigo – pode-se usar 01 xícara de farinha branca e 01 de farinha integral, ambas Orgânicas
1 xícara de óleo da Girassol – ainda não temos problemas de transgenia no óleo de girassol, ao contrário dos de canola, milho ou soja.
1 xícara de chocolate em pó – troca-se por ½ xícara de cacau em pó. Tiram-se aditivos químicos e açúcar. Ganha-se em sabor e cor, além dos nutrientes naturais do cacau.
1 colher de sobremesa de fermento em pó, trocamos pela nossa receitinha de fermento de bolo não transgênico.
1 xícara de água morna.

Modo de Preparar:
Colocam-se todos os ingredientes em uma tigela menos a água. Mistura-se bem.
Aos pouquinhos acrescenta-se a água até formar uma massa bonita, cheirosa e gostosa.
Leva-se ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
Estará pronto quando espetar um palito e ele sair sequinho.

O mesmo bolo permite uma série de variações: pode-se acrescentar à massa banana , maçã, canela, café solúvel, castanhas, nozes,passas ao rum, baunilha.

Cobertura:
= medida de uma lata, de creme de leite fresco, aquele que fica na geladeira do supermercado, onde estão os leites, queijos, etc.O creme de leite fresco não tem aditivos químicos, presentes nos de lata e mais ainda nos embalagem longa vida.
1 colher de sopa bem cheia de cacau em pó
Açúcar orgânico, ou mel ou rapadura ralada a gosto

Leve ao fogo baixinho e quando estiver quase fervendo jogue em cima do bolo ainda quente. Decore com raspas de chocolate, cerejas, chocolate granulado.


Mais trocas possíveis e necessárias:

Manteiga no lugar da margarina- conheçam os ingredientes presentes na margarina e na manteiga, é de assustar a quantidade de química da margarina. Se a troca for por azeite Extra Virgem então, o troco é maior ainda. Vocês já experimentaram pegar um pãozinho colocar tomate Orgânico picadinho em cima, azeite e sal e levar ao forno para dar uma torradinha? Vai bem a qualquer hora do dia.

Falando em pãozinho, se não for possível comer o pão caseiro, prefira o pão de padaria, pois como é vendido todos os dias necessita de menos aditivos químicos para conservar. Melhor mesmo seria um pãozinho feito em casa, eu já dei uma receitinha bem fácil no artigo Café da manhã aqui do Coletivo Verde.

Caldo de legumes no lugar dos caldinhos industrializados, clique aqui para ver a receita do caldo.

Biscoitos caseiros para evitar a gordura vegetal hidrogenada, que entope nossas artérias.
Gelatina incolor com as frutas preferidas em pedaços ou suco.

Troque o leite pelo iogurte ou pelos Leites vegetais  – Os lactobacilos, habitantes naturais do leite, morrem com a pasteurização, que acaba com os nutrientes do leite e ainda o deixam vulnerável à contaminações. Quando transformamos o leite integral, (use  sempre integral que é menos processado), sua estrutura química se modifica novamente, neutralizando o potencial maléfico dos leites pasteurizados. Fazendo seu próprio iogurte você pode bater no liquidificador com a fruta de sua preferência, livrando-se dos corantes, conservantes e outras substâncias químicas dos iogurtes prontos.


Iogurte caseiro:

Ingredientes:
02 litros de leite fresco, se for orgânico é muito bom
01 potinho de iogurte natural

Modo de preparar:
Ferva o leite e deixe esfriar até o ponto de conseguir colocar a ponta do dedo sem queimar.
Aqueça o forno
Quando o leite estiver no ponto correto peque uma parte e dissolva o iogurte de copinho e depois misture com o restante do leite.
Coloque numa tigela ou pote tampado .
Desligue o forno, enrole o pote de iogurte em um pano de prato bem branquinho e guarde no forno por 08 horas.
Leve à geladeira.

Coalhada Seca: ótima para lanches.

Separe uma parte desse iogurte caseiro e coloque para sorar, pode ser no coador de café, aquele de papel, deixando o soro sair. Depois tempere com azeite, sal e as ervinhas de sua preferência.

Espero receber mais sugestões de trocas interessantes para aumentar nosso troco aqui no Blog, afinal a vantagem se transforma em saúde e proteção ao Meio Ambiente.

Fotos: Greenchild | De Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...