quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Reciclando alimentos – Transformando as sobras em pratos deliciosos e nutritivos

Estava passeando pelos artigos postados no Blog do Coletivo Verde percebendo a beleza que existe na transformação, algo que antigamente seria descartado, gerando outro produto útil, novo e bonito.

Isso me deu a ideia de falar sobre a transformação constante das sobras de alimentos, apesar de não gostar muito dessa palavra “sobra”, prefiro pensar em matéria prima reciclada.

Essa inclusive é uma discussão antiga minha, ao ver as grandes quantidades de alimentos descartados pelos supermercados por exemplo. Uma pequena cozinha transformaria a maioria desse descarte em um novo produto. As cenouras que já não estão tão bonitas para a venda viram um bolo bem gostoso, as frutas, compotas; hortaliças, sopas e assim por diante. Tudo tem utilidade desde que haja organização e método nestes trabalhos, qualidades que tornam uma cozinha prática, rápida e sustentável. Hoje em dia já existem supermercados que fazem essa transformação, mas ainda em pequena escala.

Muitos falam que os alimentos orgânicos não poderiam suprir as necessidades do Mundo, mas pesquisas já comprovam que isso é possível, desde que observássemos melhor as safras, o transporte, o armazenamento, a logística de distribuição e o aproveitamento dos alimentos, reduzindo-se significativamente as perdas.

Para o almoço um delicioso Purê de Batatas

Ingredientes:
2 a 3 batatas orgânicas médias bem cozidas
½ xícara de leite fresco
1 colher de sopa de manteiga
Sal marinho a gosto

Modo de Preparar
Colocar as batatas no espremedor. Numa panela misturar as batatas amassadas com o leite, a manteiga e o sal, levar ao fogo e mexer até ficar na consistência de purê. Caso não tenha o espremedor pode usar o liquidificador no modo pulsar, misturando todos os ingredientes ao mesmo tempo. Depois levar ao fogo normalmente.
Para o jantar uma sopa cremosa de batata com macarrãozinho

Aproveite a sobra do purê de batata do almoço e acrescente, 1 cebola orgânica, 1 tomate orgânico , salsinha orgânica, 1 xícara de caldo de legumes caseiro e se tiver folhas de hortaliças que não estão boas para salada, mas são ótimas para a sopa ( aqui pode ser alface, escarola, folhas de couve flor e brócolis por exemplo).

Modo de Preparar
Leve ao fogo, quando estiver tudo bem cozido, bata no liquidificador. Volte ao fogo para dar o ponto de sopa creme. Em outra panelinha cozinhe macarrãozinho de sopa e misture tudo no final. Salpique salsinha ou queijo ralado na hora por cima.

Vocês já devem ter percebido que eu sempre falo em queijo ralado na hora, isso é porque o queijo de pacotinho tem conservantes, e quando ralamos na hora, primeiro protegemos nossa saúde, segundo podemos ralar na espessura desejada. Convenhamos pedacinhos de queijo derretidos na sopa conferem um sabor especial. O purê pode ser feito com cenouras ou mandioquinhas, que também podem virar sopa depois.



Uma boa macarronada que sobra vira um macarrão sofisticado.
Se acrescentarmos molho branco, pedaços de mussarela ou queijo, azeitonas pretas e levarmos ao forno para gratinar. Faz um sucesso danado, pode ter certeza!

Molho branco especial:
Ingredientes
1 litro de leite fresco
2 colheres bem cheias de fécula de batata ou farinha de trigo, (já que o amido de milho está transgênico, cuidado com aquela marca famosa e transgênica, o símbolo T do transgênico está bem pequenino no canto inferior direito de quem olha).
2 colheres de sopa de requeijão caseiro
Uma pitada de noz moscada ralada
Sal marinho a gosto.

Modo de preparar
Leve tudo ao fogo até ficar um creme tipo mingau.
Numa tigela refratária coloque um pouco do molho branco, a sobra de macarrão, cubinhos de mussarela ou queijo branco, azeitonas pretas ou verdes como preferir. Coloque por cima o restante do molho branco, salpique queijo ralado na hora e leve ao forno para gratinar. Sirva bem quente com torradinhas temperadas.

Torradinhas temperadas:
Sabe aquele pãozinho que ficou duro? Corte em pedaços, passe manteiga, salpique orégano, sal marinho e leve ao forno para dourar. Aqui aproveitamos o forno que já está sendo usado para o macarrão.

Essas torradas podem ser incrementadas com tomates picadinhos, mussarela, manjericão ou orégano, azeite. São ótimas para acompanhar sopas também.

Mais ideias e dicas

A berinjela refogada com tomate e cebolas batida no processador e temperada com azeite, vinagre de maçã e a ervinhas de sua preferência vira patê para o lanche ou então um delicioso sanduíche com queijo prato ou ricota. Acompanhado de uma saladinha, hummmm!!!

E por falar em saladinhas, sabe aquela salada que sobrou, tipo alface ou escarola? Pique bem no processador, acrescente tomate e cebola e utilize como molho para essa torradinha que falamos ou então no sanduíche.

O leite azedou? Leve ao fogo deixe ferver, acrescente uma xícara de café de vinagre de maçã. Pronto é só coar que você tem a massa de uma ricota que fica deliciosa se temperar e usar como recheio daquela omelete de última hora.

As frutas muito maduras podem ser cozidas com açúcar orgânico, canela e viram uma compotinha bem gostosa que acompanha um bolo ou sorvete. Congeladas viram smoothies ou sorvetes deliciosos.

Falando em bolo, seu bolo solou? Faça um pavê, corte em pedacinhos, coloque numa forma bem bonita, com um creme de chocolate, passas ou nozes.

E assim vai, com criatividade tudo se transforma. Nesta cozinha nada vai para o lixo, até porque as sobras podem virar adubo orgânico para suas plantinhas. Mas essa já é uma outra conversa.

Por Nadia Cozzi em Coletivo Verde - 13 jun 2011 - Por  em Saúde e Alimentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...