terça-feira, 28 de novembro de 2017

Embutidos, tudo farinha do mesmo saco.

Por Nadia Cozzi 24/11/17

Imagens: Pixabay

Companhia perfeita de várias delícias como pão, pizza, lasanha e porque não aquele aperitivo do fim de semana com os amigos? Mas, e sempre tem um mas, o que eles representam quando o assunto é

comida saudável?

Mortadela, presunto, salame, chester, blanquet, copa, peito de peru, opa! Peito de peru é mais saudável não? Não! É tudo farinha do mesmo saco.

Em 2015 a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou as carnes processadas e embutidos no mesmo patamar de tabaco, bebidas alcoólicas e radiação em relação ao risco de câncer que oferecem.

Um coquetel de aditivos químicos como glutamato monossódico, aromas artificiais, espessantes, corantes e conservantes dos mais diferentes tipos fazem parte da composição dessas “delícias”. E mesmo o ser humaninho mais desavisado, hoje em dia sabe que tudo isso faz um mal danado para a saúde.

As carnes são consideradas alimentos de vida curta, estragam facinho, por isso, precisam desse monte de química para conservarem o sabor, o aroma, a cor e especialmente o tempo de prateleira. Desnecessários do ponto de vista nutricional, mas essenciais para as indústrias de alimentos - Quanto mais duram, mais lucro trazem.

Claro que isso tem um preço, para nós consumidores, é claro: alergias, doenças crônicas, câncer em especial. Sem esquecer, é claro, das intoxicações ou infecções alimentares, comuns quando os frios estão contaminados por bactérias.

Aqui cabe um alerta, você controla se as geladeiras do supermercado estão na temperatura correta abaixo de 5°C? E a higienização dos atendentes, fatiadores e utensílios?

Exagero? Pode ser, mas as consequências são no mínimo desagradáveis: vômitos, diarreias, dores musculares, fadiga, etc.

Patês, queijos, carne assada, ovo, frango e peixes são boas opções para sanduíches e aperitivos, e com certeza uma boa economia em custos e aditivos químicos, além da variação de sabores que só vão depender da sua criatividade.

Para sua informação: Guia básico dos embutidos

2 comentários:

  1. .. bom dia Nadia!
    .. concordo com você, este embutidos, alimentos ultraprocessados deveriam vir com uma tarja preta nos seus rótulos, informando os perigos sobre o seu consumo.

    .. saudações
    .. guidølunardini

    ResponderExcluir

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...