Revolução alimentar com receitinhas rápidas, saborosas e saudáveis.






Revolução na Alimentação tem que ser todo o dia, por isso estou colocando as receitas deliciosas da Andrea Cristina Dias Nascimento Nascimento, que nos brinda com ingredientes saudáveis e como tudo fica bonito não é?

Vamos testar as receitas dela? Sempre preferindo ingredientes orgânicos claro!












Ricota de tofu

Ingredientes: 300gr de tofu orgânico amassado, suco de 2 limões, 1/2 xícara de salsinha, 2 cebolinhas e 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho amassado, 2 colheres (sobremesa) de azeite extra virgem, pimenta do Reino e sal marinho a gosto. 


Modo de preparo: Coloque o tofu na peneira e esprema até sair toda água em seguida amasse com garfo, coloque o tofu em uma vasilha e misture com todos os ingredientes. Acerte o sal e pronto.

OBS: 90% da soja e do milho plantados no Brasil são transgênicos, então só utilize o que for orgânico.










Smothie de Pitaya
Ingredientes: 1/2 pitaya; 1 banana congelada; 3 morangos, 1 colher de sopa de blueberry e leite de Coco á gosto. 
Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador.

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Hambúrguer de quinoa Ingredientes: 2 xícaras de quinoa mista (vermelha e branca) cozida; 1/2 xícara de cenoura ralada; 1/2 xícara de abobrinha ralada; 1/2 xícara de salsinha picada; 2 dentes de alho amassados; 1 cebola picada; 1 tomate pequeno picado; 1 colher (sopa) de azeite; 1 colher (sobremesa) de gergelim; 1 colher (sopa) de fécula de batata; cúrcuma, sal rosa e pimenta do Reino moída na hora à gosto.

Modo de preparo: Em um recipiente misture todos os ingredientes e acrescente a fécula de batata diluída com um pouquinho de água. Depois de misturar tudo acerte o sal e coloquei os hambúrgueres na frigideira untada com azeite, deixei dourar dos dois lados em fogo baixo.


Nhoque de mandioquinha
Ingredientes: 1 kg de mandioquinha (batata baroa) cozida (cozinhei a vapor); 200 gr de farinha sem gluten (pode usar a farinha de sua preferência), Sal e temperos a gosto. Coloquei salsinha picadinha, pimenta do reino moída na hora e salsinha desidratada. 

Modo de preparo: Cozinhar a mandioquinha, espremer e reservar. Quando o purê ainda estiver morno, temperar com as ervas e o sal. Em seguida coloca-lo em cima da mesa ou de uma pedra de mármore higienizada. Aos poucos acrescentar a farinha e misturar bem, com a mão mesmo para não empelotar. Coloque o quanto de farinha for necessário até que vire uma massa homogênea, faça um rolinho fino e corte igual balas de coco.Em uma panela ferva aproximadamente 2 litros de água com um pouquinho de sal e azeite. Em seguida coloque aos poucos o nhoque, quando subirem já estão prontos, então retire imediatamente e os coloque em um escorredor de macarrão até que todos já estejam cozidos. Servir com molho de sua preferencia.




Tabule de quinoa
Ingredientes: 2 xícaras de quinoa mista (deixar de molho por 8 horas); 1 cebola picada; 1 pepino grande picado; 2 tomates picados; 1 dente de alho amassado; suco de 1 limão; 1 colher (sopa) de óleo de linhaça; 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem; Salsinha picada; Folhinhas de hortelã picada; Pimenta do reino moída na hora e Sal rosa á gosto. 

Modo de preparo: Despreze água que a quinoa ficou de molho; Coloque a quinoa na panela e cubra com água; Deixe cozinhar até ficar macia; Depois de cozida escorra a água; Transfira para um refratário; Deixe esfriar; Em seguida misture todos os ingredientes; Acerte o Sal; Deixe na geladeira por 20 minutos. Sirva em seguida


Ratatouille
Ingredientes: 1 Berinjela , 1 abobrinha, 1 pimentão verde, 1 pimentão amarela, 3 tomates, 2 cebolas, 1 cenoura, 2 colheres (sopa) de azeite ,1 galho de manjericão, 1 galho de alecrim, Sal Rosa e pimenta do reino moída na hora, a gosto. 
Molho: 2 colheres (sopa) de azeite,  2 dentes de alho amassado, 1 cebola picada, 5 tomates picados, salsinha picada, azeitonas picadas, folhas de manjericão e sal rosa, á gosto. 
Modo de preparo Molho: Refogue a cebola e o alho no azeite . Acrescente os tomates e as azeitonas.  Coloque água para cobrir , deixe ferver até ficar um molho grosso,  se necessário coloque um pouquinho mais de água . Acrescente a salsinha e o manjericão. Acerte o sal. Acrescente a pimenta do Reino. 

Modo de preparo: Legumes: Cortar os legumes em rodelas. Deixe a berinjela na água com sal, por 20 minutos (para tirar o amargor). Seque a berinjela com papel toalha. Montagem:  Em uma travessa coloque o molho de tomate. Acrescente os legumes intercalados, corte os galhos das ervas e coloque por cima dos legumes . Acrescente azeite,Sal, pimenta do Reino. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 30 minutos. Tire o papel alumínio.  Deixe mas 10 minutos. Sirva em seguida. 


Kibe só que não
Ingredientes: 500 gr de trigo para kibe , 2 cebolas picadas, 4 dentes de alho ralados, 1 abobrinha ralada, 1 cenoura ralada, 1/2 maço de hortelã picada, 1/2 xícara de salsinha picada, 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem, 6 colheres (sopa) de linhaça hidratada. Azeitonas picadas, Sal rosa, cúrcuma, pimenta do reino moída na hora, noz-moscada, coentro desidratado á gosto.
Modo de preparo: Coloque o trigo de molho para hidratar (deixe de um dia para o outro). Despreze a água e deixe escorrer bem .Em uma bacia grande coloque todos os ingredientes (menos a linhaça). Misture bem. Acrescente o trigo. Misture aos poucos, coloque a linhaça .Misture. Acerte o sal. Pronto para formar os kibes. Assar em fogo médio.



Queijo de castanhas de caju
Ingredientes: 1 xícara de castanhas de caju crua; 1 e 1/2 xícara de água filtrada; Suco de 1 limão; 1 colher (sobremesa) de ágar-ágar, 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde (opcional), Sal Rosa, orégano, pimenta do Reino moída na hora á gosto.
Modo de preparo: Deixar de molho as castanhas por 8 a 12 horas ( trocar a água as vezes); Descartar a água; Bater no liquidificador as castanhas com a água filtrada; Acrescentar aos poucos a biomassa, ágar-ágar, suco do limão e sal; Deixar bater bem; Colocar na panela; Levar ao fogo baixo, acrescentar o orégano e mexer, até ferver; Assim que ferver deixe no fogo por 2 minutos (sempre mexendo); Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco; Acerte o sal e acrescente a pimenta; Coloque em um recipiente que deixe no formato do queijo; Leve a geladeira pelo menos por 3 horas. Obs: Depois de bater as castanhas no liquidificador, não foi necessário passar na peneira. Pois ficou totalmente triturada sem resíduo.

Pan cake de banana
Ingredientes: 2 bananas amassadas (usei a prata); 3 colheres (sopa) de aveia; 2 colheres (sopa) de farinha de amaranto; 1 colher (sopa) de linhaça; 1 xícara de leite de coco; 1 colher (sobremesa) resíduo de coco; canela em pó á gosto; 1/2 colher (café) de fermento em pó.
Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes (menos a banana, canela e o fermento); Transfira a mistura para um recipiente; Acrescente a banana e a canela. Misture bem; Coloque o fermento. Misture; Unte uma frigideira antiaderente com azeite; Leve ao fogo baixo; Coloque a massa; Deixe dourar dos dois lados; Sirva com banana, melado de cana e resíduo do leite de Coco.


Strogonoff de palmito
Ingredientes: 500gr de palmito picado ; 200g de champignons picados (usei o fresco); 4 tomates maduros picados; 1 cebola ralada; 2 dentes de alho ralado; 1 xícara de salsinha picada; 3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde; 300ml de leite de castanha de caju caseiro; Sal Rosa; cúrcuma; azeite á gosto. 

Modo de preparo: Refogue a cebola, alho no azeite e um pouquinho de salsinha (1 colher sobremesa); Acrescente os tomates. Misture; Coloque um pouco de água; Deixe ferver até desmanchar totalmente os tomates (virar um molho grosso); Não deixe secar, acrescente aos poucos um pouco mais de água (se necessário ); Coloque um pouco de sal e cúrcuma .Misture; Coloque os champignons e o palmito. Misture; Deixe ferver por 5 minutos; Coloque a biomassa de banana verde. Misture; Deixa ferver até desmanchar a biomassa; Acrescente o leite de castanhas de caju. Misture; Acrescente o restante da salsinha. Misture; Deixe ferver até ficar cremoso; Não deixe secar, se necessário coloque um pouquinho mais de água; Acerte o sabor colocando mais temperos(sal e cúrcuma); Deixe ferver por mais cinco minutos e pronto; Sirva em seguida.

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