sexta-feira, 26 de junho de 2015

A história do requeijão que virou fondue!

Hoje pela manhã gravei com o pessoal do Lancheira Saudável  mais um Experimentos na Cozinha com Nadia Cozzi.

Hoje foi o dia do Requeijão caseiro que usei a receita da querida Thais Ventura do Delícias do Dudu, expert em alimentação infantil. Mas a nossa idéia era transformar esse requeijão em queijo para fondue, afinal estamos no frio e sempre é bom reunir a família em volta de uma comidinha saudável.

Para o requeijão vamos precisar:

  • ½ litro de leite A
  • 1 colher de sopa de suco de limão 
Ferver o leite, desligar e colocar o limão. O leite talhando, deixe descansar na geladeira por 6 horas aproximadamente. Depois desse tempo, em uma peneira bem fininha escorrer um pouco o soro. 
(NOTA: até aqui já temos uma ricota, que serve de base para vários patezinhos, é só colocar os sabores que preferir - queijo, atum, frango, alho poró, temperinhos diversos, mostarda em grão, azeitona, e tudo o mais que a sua imaginação permitir)

Continuando no requeijão, no liquidificador: bater a ricotinha com 2 colheres de manteiga e sal a gosto. Para dar a consistência mais firme, vá acrescentando queijo branco. Coloque em copos, leve à geladeira por umas 3 horas e pronto!

Aqui está pronto o requeijão, mas nossa idéia era fazer o fondue e como vocês podem ver no vídeo do passo a passo ele ficou molinho quando esquentamos no rechaud. Pensamos em colocar purê de batata ou purê de inhame porque fondue de queijo fica puxa puxa. 

Aí tivemos uma grande idéia, e isso não está no vídeo, que tal levar ao fogo e engrossar com 1 colher de sopa de polvilho doce e eis que surge um delicioso e saboroso fondue de requeijão!!!! As surpresas sempre bem vindas da Arte da Culinária!



O que o pessoal não sabe é que ainda o que sobrou do requeijão veio dar um sabor muito especial ao macarrão com brócolis do almoço! HUMMMMMM



PS.: mas ainda vou testar com purê de batata e de inhame, rssss.

O queijo que usei foi orgânico da TAEQ (Grupo Pão de Açúcar)


Ingredientes: leite orgânico pasteurizado, cloreto de sódio, cloreto de cálcio,coalho e regulador de acidez ácido lático.
NÃO CONTÉM GLÚTEN.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...