Substituindo a goma xantana em uma receita

Como substituir a goma xantana
Escrito por Suzanne Akerman | Traduzido por Ana Carolina Cardoso Bedenik
 no site EHOW

A goma xantana é um espessante criado através da combinação do açúcar do milho com uma bactéria chamada Xanthomonas campestris. 

Embora esse fato possa embrulhar o estômago, a goma xantana é perfeitamente segura para o consumo para a maioria das pessoas e é usada em uma variedade de produtos comestíveis. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas à goma xantana devido à alergia ao milho e, nesse caso, a única solução é substitui-la por outros ingredientes. A goma xantana é frequentemente usada como estabilizante em receitas sem glúten porque dá liga aos ingredientes como o glúten faria, e o substituto da goma xantana serve para o mesmo propósito. As farinhas de linhaça e de coco podem ser usadas no lugar da goma xantana em uma receita de pão.

Além da possibilidade de desenvolver alergias me preocupa a origem ser do milho, quase que totalmente transgênico hoje em dia. Então ando procurando alternativas para substituí-la nas receitas. Estou testando, se alguém tiver alternativas por favor contribua.


1- Meça a quantia de farinha de linhaça ou farinha de coco. Ambas podem substituir a goma xantana na proporção de 1:1, então use a quantia escrita na receita. Não use semente de linhaça que não esteja triturada ou óleo de linhaça, pois não darão espessamento e liga à massa.
2 - Misture a farinha de linhaça ou de coco aos ingredientes secos descritos na receita de pão.
3 - Misture os ingredientes molhados em uma tigela separada.
4 - Misture os ingredientes secos e molhados e amasse bem. A farinha de linhaça pode ser um pouco mais seca do que a goma xantana, então, se a massa estiver muito seca, adicione uma colher de chá de água por vez até que a massa dê liga. A menos que sua receita peça que a mistura seja molhada, a massa não deve estar úmida pela adição de água. A maioria das receitas necessitarão que a massa de pão cresça, mas ocasionalmente uma receita com menos fermento, como o pão de abóbora ou de banana, não precisará crescer. Se a receita não pedir, não deixe que a massa descanse; ponha no forno assim que estiver pronta.
5 - Asse o pão de acordo com sua receita.

Dicas & Advertências
Cozinhar não é uma ciência exata e frequentemente as substituições requerem um pouco de tentativa e erro ou ajustes na receita. Encontre o que funciona melhor para cada receita.
Em receitas como geleias, sorvetes ou tortas recheadas que precisem de goma xantana, use a gelatina como substituta. Use duas vezes mais gelatina do que a quantia de goma xantana. Entretanto, a gelatina não deverá ser usada como substituta da goma xantana em cozidos.
As farinhas de linhaça e coco podem ser encontradas em lojas especializadas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas