terça-feira, 22 de outubro de 2013

Pão de Mel com azeite


Nesta receita o azeite de oliva foi utilizado em substituição à manteiga. O resultado é um pão de mel com uma massa delicada e com um perfume marcante das especiarias.


Massa
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
01 xícara (chá) de leite fresco
01 xícara (chá) de mel
04 colheres (sopa) de cacau em pó
02 ovos tipo caipira
01 xícara (chá) de açúcar mascavo, de preferência orgânico.
01 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo orgânica
01 colher (chá) de bicarbonato 
01 colher (chá) de canela em pó
01 pitada de cravo-da-índia em pó
03 colheres (chá) de fermento em pó ( não transgênico)
01 colher (chá) de semente de erva-doce

Modo de Fazer
Quase tudo que vai ao forno, principalmente biscoitos e bolos, devem encontrar o forno pré-aquecido. Ele representa o útero da mamãe, quentinho, aonde eles vão se desenvolver cada um no seu tempo, cada um à sua maneira. Para os pães de mel pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC).

Coloque no copo do liquidificador o azeite de oliva (reserve 01 colher de sopa), o leite, o mel, 02 colheres (sopa) de cacau em pó, os ovos e o açúcar. Bata até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para uma tigela e reserve.

À parte misture a farinha de trigo, o bicarbonato, a canela, o cravo e o fermento e peneire tudo junto. Incorpore as sementes de erva-doce e misture aos poucos, ao creme. Misture com cuidado, com movimentos de baixo para cima, sem bater.

Com o azeite de oliva reservado unte uma assadeira (23 cm x 33 cm) e polvilhe o restante do cacau em pó. Despeje a massa e leve ao forno até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno. Desenforme o bolo ainda morno e corte em 16 pedaços.



* Você também pode usar as formas próprias para pães de mel individual à venda nas lojas especializadas. Unte uma a uma e leve ao fogo, preste atenção, pois em formas individuais o tempo de cozimento é menor.


Faça a temperagem de meio quilo de chocolate ao leite, depois de resfriado pegue um pincel e cubra de chocolate todos os pães de mel. Descanse um por um em papel manteiga ou alumínio e leve à geladeira para secar. Retire e deixe descansar por umas 02 horas. Embale com papel celofane ou cubra com papel chumbo e faça trouxinhas com o papel de sua preferência, coloque um laço para enfeitar.
Uma cobertura mais simples pode ser usada para enfeitar seu pão de mel em vez do chocolate resfriado (como a da figura acima). Veja que fácil!

Cobertura
02 colheres (sopa) de azeite de oliva
01 colher (sopa) de cacau em pó
08 colheres (sopa) de açúcar orgânico
02 colheres (sopa) de leite
01 colher (sopa) de mel

Coloque em uma panela o azeite de oliva, o cacau, o açúcar e o mel. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 2 minutos ou até obter uma calda encorpada. Retire do fogo e distribua a calda, ainda quente, sobre os pães de mel bolo. Sirva frio. É uma excelente calda para bolos também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...