Sorvete de Leite com Anis estrelado!




O perfume encantador do Anis estrelado, que além de ser lindo em sua forma de estrela, guarda em cada ponta uma sementinha. Seu cheirinho me lembrou os drops de anis que eram moda na minha meninice.

Mas o que se faz anis estrelado? Para que serve? Qual sua propriedade? Descobri  que além de aromatizar bebidas e deixar o açúcar perfumado, ele tem propriedades interessantes.

“Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. Considerado uma especiaria, é conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. 
Na culinária, a Estrela de Anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).” (Fonte: Wikipedia)

Então que tal um delicioso sorvete de Anis estrelado?

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor
1 lata (395 g) de leite condensado
2 xícaras (chá) de leite fresco
10 anises-estrelados
200 g de creme de leite fresco

Modo de Preparar:
No liquidificador bata os 10 anises-estrelados até obter uma farofa, prestando atenção para moer as sementes. Leve ao fogo uma panela com 2 xícaras (chá) de leite, 395 g de leite condensado e o anis amassado.
Cozinhe, mexendo de vez em quando, até ferver. Reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, deixe amornar e coe a mistura.
Enquanto isso, coloque 2 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor numa tigela refratária e regue com 2 colheres (sopa) de água. Deixe hidratar por 5 minutos. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver.
Bata na batedeira as 200 g de creme de leite por 3 minutos, ou até encorpar. Junte a gelatina e bata por mais 1 minuto.
Despeje sobre o creme de anis, mexa com cuidado e coloque numa fôrma umedecida. Leve ao congelador por 3 horas, ou até o sorvete ficar firme. Faça bolas de sorvete, decore com anis-estrelado e sirva.

Comentários

Postagens mais visitadas