quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Que limão é esse? Um vídeo sobre o limão

Fonte: Come-se



No Brasil todo, de norte a sul, este limão avermelhado e às vezes enferrujado pode ser encontrado ancorado às cercas, solitário no meio dos pastos, nas franjas das matas ralas ou desprezado nas calçadas e terrenos baldios de cidades pequenas. Ou grandes – tenho um limoeiro deste aqui bem pertinho, numa praça.

Nas minhas férias no sítio dos meus avós, no Paraná, a bebida preferida das crianças era a
limonada feita com ele. Para ficar bem gelada, a garrafa de água a ser usada era deixada imersa na corredeira do “corguinho” que passava por lá e às vezes uma casca em caracol do limão decorava o refresco. Não havia coisa melhor. Lembro ainda da garrafinha da lancheira de plástico impregnada com o cheiro desta limonada que eu mesma preparava e não conseguia esperar a hora do recreio para dar umas bebericadas. E o cheiro daquela lasquinha de limão-rosa que minha mãe botava no arroz-doce? Bastavam dois ou três pedacinhos para deixar o arroz todo perfumado. E no final eu gostava de comê-las mesmo sendo meio amarguinhas.

Ele (Citrus limonia Osbeck) não é exatamente um limão como o siciliano, mas sim uma lima ácida como o galego e o taiti. Originário da Índia, provavelmente é um híbrido de limão verdadeiro com tangerina, mas, botanicamente, está agrupado entre as limas ácidas e seu interesse maior é como porta-enxerto para outros cítricos, já que é resistente a uma série de doenças comuns no gênero. Por isto também, limão-cavalo. Sendo que para nós, que queremos usá-lo na cozinha, pouco importa saber se é um limão doce, uma lima ou uma tangerina ácida.

O que importa é saber que pode ser usado como limão em todos os preparos clássicos como caipirinhas, limonadas, sorvetes, musses, cremes, recheios, vinagretes e tantos outros. Com a vantagem de ser mais rico em betacarotenos (um precursor da vitamina A), mais adocicado quando maduro, suculento mesmo quando verde e menos perecível que os outros limões – os limões da foto estavam guardados na geladeira, dentro de sacos plásticos, havia 60 dias!

Mercado: uma pena que não seja vendido facilmente nas cidades grandes. Está certo que nas pequenas cidades rurais o tal limão não tenha valor no mercado pois qualquer pessoa pode consegui-lo facilmente nos quintais ou nas redondezas, de graça. Mas toda esta produção que se perde por aí ou é abocanhada pelo gado poderia ser aproveitada nas cidades grandes ou pela indústria para a produção de sucos, junto com tangerina, por exemplo; para a limonada da merenda escolar em vez de sucos artificiais; ou para a fabricação de bebidas alcóolicas, como este gin.


 

Bolinho de bacalhau de forno


Fonte: Casa, Coisas e Sabores



Bolinho de bacalhau dourado por fora, cremoso por dentro, sem mergulhar no óleo. Pode isso, Arnaldo? 

Não só pode como não é nenhum bicho de sete cabeças - afinal, nem cabeça o bacalhau tem. 

Esse bolinho de bacalhau é assado no forno e fica sequinho. Optando por usar o bacalhau que já se compra dessalgado, o trabalho diminui drasticamente e a receita fica prática, pois há também uma dica vapt-vupt para as batatas. Esse bolinho de bacalhau foi feito com base na receita do Mercado Municipal de São Paulo. Quem já provou garante que é coisa fina.

Quem acompanha o blog há algum tempo já sabe que frituras por imersão não passam por aqui. Além de não serem opções muito saudáveis, acho que fazem uma sujeira danada na cozinha (veja AQUI como eliminar cheiro de fritura), não considero um bom custo X benefício. 

Não vou ser hipócrita de dizer que não como esse tipo de fritura, sob o risco de ser flagrada por algum leitor com uma coxinha na mão em uma lanchonete (só no final de semana, minha mãe deixa!). Mas, em casa, prefiro levar ao forno em vez de fritar, sem dúvida. A verdade é que a maioria das receitas fritas dá para fazer no forno e elas ainda ficam bem gostosas, pense nisso.



Bolinho de bacalhau de forno
(Rende cerca de 12 bolinhos médios)

250 g de bacalhau dessalgado
2 batatas médias prefira as orgânicas
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de fécula de batata (amido de milho está transgênico)
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de salsinha picada, prefira as orgânicas

Modo de Preparar:
Cozinhe o bacalhau em água com sal e, depois de cozido, desfie a carne. Regue o bacalhau desfiado com 2 colheres de azeite e deixe descansando. Cozinhe as batatas, retire a casca e amasse.

Junte as batatas amassadas ao bacalhau desfiado que tinha sido reservado, misture bem. Acrescente a farinha, o alho, a salsinha e as 2 colheres de azeite restantes. Misture tudo muito bem. Passe um pouco de azeite nas mãos e faça bolinhas (ou charutinhos) com a massa. Coloque os bolinhos em uma assadeira (forre com papel alumínio e unte com azeite) e pincele-os um a um com azeite. Leve ao forno médio por 30 a 45 minutos, até ficarem dourados.

Espere os bolinhos amornarem um pouco antes de retirá-los da assadeira, pois eles saem meio molengas e vão firmando depois de um tempo. Se grudarem um pouco - o papel alumínio ajuda nesse caso -, use uma colher para retirá-los. Os bolinhos ficam bem cremosos por dentro, com uma casquinha bem fina.

Achei que o bacalhau dessalgado perde um pouco no sabor, mas, em nome da praticidade, considero que vale a pena. A receita original indica uma proporção bem maior de bacalhau na receita. Acabei usando um pedacinho que tinha, então fique à vontade para aumentar a quantidade.

Frigideira de bacalhau com quiabo


Fonte: Casa, Coisas e Sabores



Bacalhau com quiabo é uma combinação inusitada e que dá muito certo, certíssimo! Liberte seu quiabo da companhia do frango

Peixe com molho de abóbora e espinafre


(Rende 3 porções)
Ingredientes:

Conheça 11 destinos para fazer uma viagem orgânica

Ciclo Vivo
Postado em 14/10/2011 às 12h00



Hoje em dia é possível aliar sustentabilidade, culturas orgânicas, restaurantes e hotéis em um só conceito e ainda estar mais próximo de tudo isso. Roteiros gastronômicos, ecológicos e sustentáveis estão por todo o território nacional.

Sorvete de banana fácil e natural


Ingredientes para uma porção:

2 bananas médias maduras
Canela a gosto

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nutella feita em casa


Ingredientes
1 xícara de avelãs torradas e sem pele
115 g de chocolate amargo derretido, se orgânico melhor
2 colheres de cacau em pó
1/2 xícara de açúcar orgânico
1/2 colherinha de extrato de baunilha
Umas gotas de óleo de girassol se necessário

Modo de Preparar:
Leve as avelãs ao forno para torrar e deixe esfriar. Tire a pele o tanto que conseguir e coloque em um processador batendo até que vire um creme.
Adicione o chocolate derretido, o cacau, o açúcar e a baunilha, e continue o processamento.
Se não conseguir a consistência da Nutella industrializada adicione o óleo, até que fique igual, mas tomando cuidado para não colocar muito óleo para que não perca o sabor.( apenas umas poucas gotinhas são necessárias)
Coloque em um pote de vidro que feche bem e guarde na geladeira.
Fonte: Ativeg Ativismo

Nota do Blog: pode trocar a avelã por amendoim, fica uma delícia!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hambúrguer caseiro: siga as dicas e aprenda a preparar



Um delicioso hambúrguer caseiro é uma das refeições mais saborosas e econômicas que existem. Aprenda a prepará-lo:
Publicado em 18/08/2009. Renato Parada / Edição: MdeMulher
Fonte: Site Vida Simples





Hambúrguer: um prato que se tornará um de seus prediletos

Foto: Getty Images

Sejamos francos: a impressão que a maioria das pessoas tem do hambúrguer não é das melhores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...