quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mousse de Chocolate da Julia Child

Do Blog Panela de Barros que vale a pena visitar e anotar as dicas.

Já falei da Julia Child aqui no Blog recomendando o Filme Julie e Julia, uma homenagem deliciosa à Culinária. Assistam e vão gostar ainda mais desta mousse que ela fazia magistralmente.



Nada melhor para comemorar o Dia da Mulher do que homenageando uma das mulheres que desbravou o mundo da gastronomia: Julia Child.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Verifique a integridade das embalagens dos produtos.



De acordo com a Superintendência de Controle de Zoonoses, Vigilância e Fiscalização Sanitária – SCZ verifique:
  • Recuse  latas com  estufamento,  pois  indicam  a presença de gases  em  seu  interior,  o que ocorre pela fermentação causada por micróbios no produto.
  • Latas amassadas ou enferrujadas levam à ruptura do verniz interno que preserva o alimento do contato com o metal, o que é indício de que a proteção interior foi danificada. 
  • Não compre conservas em embalagens de vidro se o líquido estiver turvo ou com espuma, pois  indicam a presença de  fungos  ou bactérias  (tipos  de  micróbios).  Rejeite  também  aquelas  com  tampas  enferrujadas (vazamentos). 
  • Os  produtos  industrializados  de  origem  animal  devem  ser  registrados  e  ter  o  carimbo ou registro  do serviço de inspeção.
  • Não  é permitido  que os  alimentos  estejam  em  contato direto  com  jornais,  papéis coloridos,  papéis  ou filmes plásticos usados.

De acordo com a boa alimentação prefira alimentos e conservas Orgânicos Certificados que tenham o símbolo
e que não sejam Transgênicos. Os alimentos que possuem matéria prima transgênica tem que mostrar o símbolo abaixo e geralmente ele vem bem pequeno e disfarçado.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

"Paixão Emagrece, Amor Engorda"



Por Sonia Hirsch
"No início, a paixão emagrece. Ainda que o exercício seja só desfolhar o malmequer, ou apertar o celular com força, o coração dispara tanto que qualquer coisinha vale por 10 aeróbicas. E a verdade é que paixão recém-nascida é melhor que qualquer comida. Seu apetite só pode ser saciado por coisas que não engordam: pele roçando na pele, mão esbarrando na mão, olhares que dizem tudo, beijos suspensos nos lábios. Muitas dúvidas - será que é paixão correspondida? Estará mesmo livre aquele coração? O sono diminui, a adrenalina corre proporcionando reflexos rápidos, os olhos brilham. Dançar, cantar, dar risada, tudo o que é bom fica fácil. E o corpinho?

Prato feito

Papo prático: qualquer pessoa pode cozinhar, até você. O resultado vai depender da sua compreensão do que está fazendo. Se você jogar tudo na panela de qualquer jeito, a comida vai sair qualquer coisa. Mas você não é disso, que eu sei, e pouco a pouco passará a ter um diálogo de verdade com aqueles vegetais bonitos que vão se tornar parte de você. Por Sônia Hirsch

Ela é assim gostosa de ler e de entender. Amanhã de manhã eu e Webfilhos vamos bater um papo bem gostoso com ela no Parque da Água Branca em São Paulo.
Que tal tomar lá um café da manhã bem gostoso e de quebra fazer compras na Feira Orgânica mais tradicional da cidade. Uma passeio no Parque e às 11horas a palestra da Sônia que está relançando seu livro Meditando na Cozinha. Nadia Cozzi





terça-feira, 3 de abril de 2012

Papinhas orgânicas: saiba como preparar a refeição do seu bebê


Por GNT. Globo.com

alimentos sem adição de agrotóxicos evitam problemas de saúde

Por Renata Demôro

A partir dos seis meses de idade, as papinhas passam a fazer parte da alimentação dos bebês. Na versão orgânica, oferecem os nutrientes que o recém-nascido necessita, sem o risco dos agrotóxicos, presentes em legumes, verduras e frutas. Mas você sabe como prepará-las? E se podem ser congeladas? A seguir, confira um guia de papinhas orgânicas:

Confira receitas de papinhas orgânicas!

  • 1
    Alimentos orgânicos
    A nutróloga Flávia Pinho, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, explica a importância de preparar papinhas apenas com carnes, ovos, frutas e legumes orgânicos: “O cultivo de frutas e vegetais orgânicos não utiliza agrotóxicos. Carnes e ovos chamados orgânicos têm origem em animais criados livremente e alimentados com cereais e vegetais também orgânicos. Isso significa que estes alimentos são ricos em nutrientes e livres de substâncias químicas que podem ser tóxicas e nocivas à saúde dos bebês”.
  • 2
    Embalagem
    Segundo Flávia Pinho, as papinhas devem ser acondicionadas em potes de vidro. “Recomendo utilizar potes de vidro com tampa plástica para porções individuais. Isso evita o contato do alimento com o plástico, que pode liberar substâncias tóxicas, como o bisfenol A”.

    Saiba mais sobre os riscos do bisfenol A, substância presente em embalagens plásticas
  • 3
    Consistência
    A nutróloga Flávia Pinho explica que “inicialmente, é preciso triturar carnes e verduras. Amasse frutas e outros alimentos com o garfo. Para que o bebê vá se acostumando com a consistência sólida dos alimentos e possa entrar com naturalidadena rotina alimentar dos pais, passe a cortar em pedaços pequenos e amassar levemente os ingredientes, sem triturar, conforme o desenvolvimento da criança”. Por volta dos 9 meses, já é possível oferecer papinhas com pedaços aos bebês.
  • 4
    Congelamento
    De acordo com a consultora em alimentação consciente Nadia Cozzi, o ideal é oferecer o alimento feito na hora, mas as papinhas salgadas podem ser congeladas: “Congele por, no máximo, 1 semana. Prepare a papinha, deixe esfriar e coloque em potinhos para porções individuais, com capacidade para 200g a 300g. Não encha até a borda, deixando sobrar cerca de 1 cm entre o alimento e a tampa. Tampe e leve ao freezer. Para descongelar, retire a papinha na noite anterior e deixe na geladeira. O processo de descongelamento leva cerca de 6 horas. No horário da refeição, esquente em banho maria, mexendo sempre”. Ela explica que as papinhas de fruta não admitem congelamento.
  • 5
    Temperos
    Tenha em mente que o bebê está acostumado apenas com o sabor do leite materno. Para a nutróloga Flávia Pinho, “os temperos para o cozimento devem ser alho e cebola. Após o preparo, complemente com azeite extra virgem”. “Aos poucos vá acrescentando salsinha, cebolinha e orégano, sempre frescos e orgânicos. Não utilize sal. Aproveite que o bebê não conhece o sabor”, diz a consultora em alimentação consciente Nadia Cozzi. Ela lembra que as papinhas de frutas não devem ser adoçadas. “Quanto mais tempo a criança fica longe do açúcar, menos ela vai gostar de refrigerantes e guloseimas quando crescer”, diz a consultora em alimentação consciente.
  • 6
    Combinação de alimentos
    A nutróloga Flávia Pinho explica que as papinhas salgadas devem ser balanceadas, contendo os principais grupos de nutrientes. “Uma regra básica para o preparo da papinhas orgânicas é combinar uma fonte de proteína animal, dois legumes, uma verdura, um carboidrato e um tubérculo, que podem ser cozidos juntos. Na papinha do almoço é interessante acrescentar sempre uma leguminosa, como lentilha e feijões. Para crianças a partir de 1 ano, inclua um ovo, três vezes por semana. Se a criança tiver alergia a clara de ovo, utilize apenas a gema”, diz a médica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...