terça-feira, 3 de abril de 2012

Papinhas orgânicas: saiba como preparar a refeição do seu bebê


Por GNT. Globo.com

alimentos sem adição de agrotóxicos evitam problemas de saúde

Por Renata Demôro

A partir dos seis meses de idade, as papinhas passam a fazer parte da alimentação dos bebês. Na versão orgânica, oferecem os nutrientes que o recém-nascido necessita, sem o risco dos agrotóxicos, presentes em legumes, verduras e frutas. Mas você sabe como prepará-las? E se podem ser congeladas? A seguir, confira um guia de papinhas orgânicas:

Confira receitas de papinhas orgânicas!

  • 1
    Alimentos orgânicos
    A nutróloga Flávia Pinho, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro, explica a importância de preparar papinhas apenas com carnes, ovos, frutas e legumes orgânicos: “O cultivo de frutas e vegetais orgânicos não utiliza agrotóxicos. Carnes e ovos chamados orgânicos têm origem em animais criados livremente e alimentados com cereais e vegetais também orgânicos. Isso significa que estes alimentos são ricos em nutrientes e livres de substâncias químicas que podem ser tóxicas e nocivas à saúde dos bebês”.
  • 2
    Embalagem
    Segundo Flávia Pinho, as papinhas devem ser acondicionadas em potes de vidro. “Recomendo utilizar potes de vidro com tampa plástica para porções individuais. Isso evita o contato do alimento com o plástico, que pode liberar substâncias tóxicas, como o bisfenol A”.

    Saiba mais sobre os riscos do bisfenol A, substância presente em embalagens plásticas
  • 3
    Consistência
    A nutróloga Flávia Pinho explica que “inicialmente, é preciso triturar carnes e verduras. Amasse frutas e outros alimentos com o garfo. Para que o bebê vá se acostumando com a consistência sólida dos alimentos e possa entrar com naturalidadena rotina alimentar dos pais, passe a cortar em pedaços pequenos e amassar levemente os ingredientes, sem triturar, conforme o desenvolvimento da criança”. Por volta dos 9 meses, já é possível oferecer papinhas com pedaços aos bebês.
  • 4
    Congelamento
    De acordo com a consultora em alimentação consciente Nadia Cozzi, o ideal é oferecer o alimento feito na hora, mas as papinhas salgadas podem ser congeladas: “Congele por, no máximo, 1 semana. Prepare a papinha, deixe esfriar e coloque em potinhos para porções individuais, com capacidade para 200g a 300g. Não encha até a borda, deixando sobrar cerca de 1 cm entre o alimento e a tampa. Tampe e leve ao freezer. Para descongelar, retire a papinha na noite anterior e deixe na geladeira. O processo de descongelamento leva cerca de 6 horas. No horário da refeição, esquente em banho maria, mexendo sempre”. Ela explica que as papinhas de fruta não admitem congelamento.
  • 5
    Temperos
    Tenha em mente que o bebê está acostumado apenas com o sabor do leite materno. Para a nutróloga Flávia Pinho, “os temperos para o cozimento devem ser alho e cebola. Após o preparo, complemente com azeite extra virgem”. “Aos poucos vá acrescentando salsinha, cebolinha e orégano, sempre frescos e orgânicos. Não utilize sal. Aproveite que o bebê não conhece o sabor”, diz a consultora em alimentação consciente Nadia Cozzi. Ela lembra que as papinhas de frutas não devem ser adoçadas. “Quanto mais tempo a criança fica longe do açúcar, menos ela vai gostar de refrigerantes e guloseimas quando crescer”, diz a consultora em alimentação consciente.
  • 6
    Combinação de alimentos
    A nutróloga Flávia Pinho explica que as papinhas salgadas devem ser balanceadas, contendo os principais grupos de nutrientes. “Uma regra básica para o preparo da papinhas orgânicas é combinar uma fonte de proteína animal, dois legumes, uma verdura, um carboidrato e um tubérculo, que podem ser cozidos juntos. Na papinha do almoço é interessante acrescentar sempre uma leguminosa, como lentilha e feijões. Para crianças a partir de 1 ano, inclua um ovo, três vezes por semana. Se a criança tiver alergia a clara de ovo, utilize apenas a gema”, diz a médica.

2 comentários:

  1. Vim conhecer seu Blog. e adorei as dicas!!! já me tornei seguidora!! espero sua visita no meu Blog.
    http://rosy-artesdarosy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosy, fui visitar seu Blog e tem coisas bem bonitas. Posso colocar algumas coisas em meu Blog do Instituto Pedro Cozzi - Espaço DAR VIDA? http://institutopedrocozzi.blogspot.com/ - lógico que com os devidos créditos.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...