quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mousse de Chocolate da Julia Child

Do Blog Panela de Barros que vale a pena visitar e anotar as dicas.

Já falei da Julia Child aqui no Blog recomendando o Filme Julie e Julia, uma homenagem deliciosa à Culinária. Assistam e vão gostar ainda mais desta mousse que ela fazia magistralmente.



Nada melhor para comemorar o Dia da Mulher do que homenageando uma das mulheres que desbravou o mundo da gastronomia: Julia Child.



A norte-americana se considerava uma péssima cozinheira e, após seu marido ser transferido para trabalhar na França, ela ingressou na renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu. No início foi rejeitada por seus colegas, tanto por não saber sequer descascar batatas quanto por ser mulher. Na época, a alta gastronomia era dominada por homens, enquanto as mulheres cozinhavam apenas em casa.

Após o fim do curso, Julia Child fundou com duas amigas aL’Ecole des Trois Gourmandes (A Escola das Três Gourmets) e publicou o livro Mastering the Art of French Cooking.

Após voltar a morar nos Estados Unidos, Julia Child apresentou diversos programas de TV famosos e premiadíssimos entre a década de 1960 e o ano 2000. Além disso, publicou 19 livros de gastronomia. Com seu típico bom humor e irreverência ao cozinhar ela revolucionou a culinária francesa e conseguiu introduzí-la de forma simples e inteligente nos lares americanos.

Seu último livro, My Life in France, foi concluído pouco antes dela falecer e deu origem ao filme contando sua história, que ajudou a torná-la ainda mais conhecida no mundo inteiro: Julie & Julia.

A receita que fiz para homenagear a mulher que inspirou gerações é sua famosa Mousse au Chocolat (Mousse de Chocolate). Ela é bem mais trabalhosa que as tradicionais, mas o sabor compensa cada segundo a mais que ela demora para ficar pronta.

Vou terminar esse post da mesma forma que ela fechava seus programas de gastronomia na TV, desejando a todos um Bon Appetit!

Ingredientes:
4 ovos
3/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de café
170g de chocolate meio amargo
1/4 xícara de rum (ou 1 colher de chá de essência de rum ou café ou suco de laranja ou licor de laranja)
100g de manteiga sem sal
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Ainda fora do fogo bata as gemas até ficarem um pouco mais claras.
Em outra panela, dissolva o açúcar no café e leve ao fogo baixo até levantar fervura.
Incorpore aos poucos e mexendo sempre e rapidamente a mistura de café às gemas batidas. Precisa ser incorporado aos poucos para não cozinhar a gema antes da hora.
Enquanto isso, misture o chocolate ao rum e derreta em banho-maria.
Leve também em banho-maria a mistura de café, açúcar e gemas para cozinhar lentamente. Mexa vigorosamente de 6 a 8 minutos, até a mistura ficar cremosa.
Leve a mistura à batedeira e bata por 5 minutos.
Enquanto isso, incorpore o chocolate já derretido com o rum e a manteiga.
Adicione a mistura de chocolate à mistura de ovos e misture bem.
Em um outro recipiente limpo e seco, bata as claras em neve e adicione uma pitada de sal.
Misture gentilmente a clara em neve com a mistura de chocolate.
Acomode nas taças que for servir e leve à geladeira para adquirir firmeza.

2 comentários:

  1. Olá,adorei seu blog,estarei sempre por aqui.
    até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Teia sejam bem vindos sempre. Adoro sugestões tá? Abraços

      Excluir

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...