quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Iogurte Caseiro


Iogurte Caseiro da Pat

Esta receita é da Pat Feldman que tem um site muito legal chamado " Crianças na Cozinha"  e que vale muito a pena visitar. 
Aqui no Blog da Bio Gastronomia temos várias dicas dela.


Coalhada
  • 2 litros de leite fresco tipo B
  • 1 potinho de iogurte natural ou 1 envelope de fermento lático
Ferva o leite e deixe esfriar, até que possa suportar colocar o dedo. Em uma tigela dissolva o iogurte de copinho ou o fermento  em um pouco do leite quente. Juntar ao leite. Colocar numa vasilha, embrulhar em um pano de prato e deixar no forno do fogão até o dia seguinte (aqueça o forno antes de guardar o iogurte para manter a temperatura o maior tempo possível). Se quiser dar mais consistência, desmanchar no leite 1 colher de chá de gelatina sem sabor. Quando a coalhada estiver pronta, separe um copo e mantenha em geladeira para ser usado no lugar do fermento ou iogurte comprado, ou seja, para que ele se torne a nova isca.

Variações: 
  • Saborize sua coalhada: acrescente ameixa, geléias ou frutas. 
  • Coalhada Seca: Sabe o coador de papel onde vc coa o café. Pois então, seque sua coalhada nele. Deixe sorar até ficar um creme, coloque numa tigelinha, tempere com azeite e sal. É uma delícia com pãozinho ou torradas. 
Obs.: Nunca utilize Leite Longa Vida ou leite em pó, somente o leite fresco in natura. 
Aproveitando e afirmando: nunca utilize o Leite longa Vida.

Porque? 

Da série: A melhor maneira de ajudar uma pessoa é ensiná-la a pensar - Alimentos Longa Vida

4 comentários:

  1. maria lucia barros bressan13 de abril de 2012 às 13:17

    como assim leite in natura fresco?? o tipo A em garrafa?? ou tipo C em saquinhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Lucia, leite fresco é o que não é longa vida. Pode ser o de garrafinha ou saquinho, se achar orgânico em alguma feirinha orgânica ou delivery melhor ainda. Bjo

      Excluir
  2. Oi, Nadia. Esse iogurte mistura iogurte industrializado ou fermento lácteo que tb é industrializado. Não seria melhor e mais bio e natural fazer com lactobacilos? Qual a diferença de comer o iogurte direto do potinho já que ele entra na composição do produto???

    ResponderExcluir
  3. A diferença é a quantidade de aditivos químicos que são usados em iogurtes industrializados Patrícia. Vc já leu os ingredientes de um iogurte de morango por exemplo.
    Quando vc faz iogurte em casa, mesmo com o potinho do industrializado, que geralmente não tem aditivos, vc está diminuindo e muito esse problema. Dando um passo de cada vez chegamos lá, se a mudança for drástica as pessoas nem começam. Abraços

    ResponderExcluir

Olá, é um prazer conhecer você, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...