Azeites Aromatizados

Fonte - Mais Você


AZEITE DE LIMÃO (para peixes e saladas)
Ingredientes
500 ml de azeite extra virgem
casca de 1 limão cortadas em tirinhas finas (sem a parte branca)
Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente casca de 1 limão cortada em tirinhas finas (sem a parte branca), tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

AZEITE DE ERVAS (para carnes e massas)
Ingredientes
500 ml de azeite
1 dente de alho
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
4 folhas de sálvia
1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio
50 g de gengibre cortado em rodelas
Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 1 dente de alho, 1 ramo de alecrim, 2 ramos de tomilho, 4 folhas de sálvia, 1 pimenta dedo de moça cortada ao meio e 50 g de gengibre cortado em rodelas. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

AZEITE DE ANIS ESTRELADO E CANELA (para sobremesas)
Ingredientes
500 ml de azeite
2 paus de canela
4 unidades de anis estrelado
Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 2 paus de canela, 4 unidades de anis estrelado. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

AZEITE DE PIMENTAS E ERVAS (para aves)
Ingredientes
500 ml de azeite
10 grãos de pimenta de cada (do reino preta, do reino branca e de pimenta rosa)
1 ramo de capim limão
modo de preparo
Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 10 grãos de pimenta de cada (do reino preta, do reino branca e de pimenta rosa) e 1 ramo de capim limão. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

Os mitos: azeite não pode esquentar?
Um estudo Grego mostrou que o azeite de oliva quando comparado ao de girassol, na fritura de batatas palito - 180°C, apresentou um resultado extremamente vantajoso nos índices de tocoferóis, carotenoides e de quebra de cadeia molecular ( o que impedia o encharcamento de óleo na batata quando utilizado o Extra Virgem de Oliva).

O estudo fez análises até 10 fritadas com porções de Oliva100gr. de batatas por fritada e resultou no seguinte: 
1- O óleo de girassol se degradou (saturou )após a 2ª fritada. 
2-) O óleo de oliva decaiu em tocoferóis e carotenoides e alguns polifenóis à partir da 5ª fritada e se saturou na 8ª fritada.
www.folhasdeoliva.com.br

Mais receitas com azeite:

Comentários

Postagens mais visitadas